TJMT nega reunião virtual com Conselhos de Psicologia e Serviço Social sobre concurso público

TJMT nega reunião virtual com Conselhos de Psicologia e Serviço Social sobre concurso público

CRPMT 18

 

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou o pedido de reunião virtual com os Conselhos de Psicologia (CRP18-MT) e Serviço Social (CRESSMT) para discutir a criação de cargos para a atuação de profissionais da área no Poder Judiciário. As entidades encaminharam ofício solicitando o encontro na semana passada e receberam a negativa como resposta.

Para o CRP18-MT, o retorno dado pelo TJMT demonstra o descaso da entidade com um tema tão importante quanto à atuação de profissionais da Psicologia e do Serviço Social na Justiça. Isto porque, o pedido de agendamento de uma reunião virtual respeita as orientações de distanciamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o que reforça que a negativa não é compreensível.

Na resposta do TJMT, enviada ao Conselho, consta que “em virtude da pandemia do Covid-19 a reunião presencial encontra-se prejudicada e, em face dos trabalhos executados pelo Poder Judiciário estar sendo praticamente de forma on-line não há disponibilidade de agenda desta presidência para reunião virtual. Em restabelecendo a normalidade a questão poderá vir a ser oportunamente tratada”.

Conforme ofício encaminhado pelos conselhos, ao solicitar a reunião, a pauta sobre a implantação de concurso público para psicólogas (os) e assistenciais sociais em juizados, comarcas e demais instituições judiciárias vem sendo levantada desde 2017. Em diversas ocasiões, foram dados encaminhamentos iniciais, mas até o momento, nenhuma medida resolutiva foi tomada.

O CRP18-MT espera que o Tribunal repense sua manifestação para que seja dada a devida atenção e mínimo reconhecimento ao pleito das categorias, que ao longo dos anos contribuem com seus conhecimentos para o desenvolvimento e trabalho da Justiça para a sociedade de Mato Grosso. A entidade acredita que dialogar é preciso, possível e razoável neste momento onde a tecnologia tem aproximado e possibilitado o encontro e diálogo entre instituições.