Seminário e início do Ano da Avaliação Psicológica reúnem alunos e profissionais

O seminário “Referências dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)” e o início do Ano da Avaliação Psicológica, realizados no município de São José dos Quatro Marcos, a 343 km de Cuiabá, reuniu alunos e profissionais de várias cidades para debater o tema e envolver a categoria de profissionais de todas as regiões do Brasil na reflexão sobre a avaliação psicológica e qualificação da prática.  Os eventos foram promovidos pelo Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT) e aconteceram nos dias 15 e 16 de setembro, respectivamente.

O seminário contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de São José dos Quatro Marcos e da Faculdade de Quatro Marcos. O encontro reuniu representantes dos municípios de Cáceres; Curvelândia; Rio Branco; Araputanga; Mirassol D’Oeste; Pontes e Lacerda, entre outros. Temas como panorama atual da política de assistência social; serviços existentes no município de Quatro Marcos e importância da capacitação dos profissionais; trabalho multidisciplinar no SUAS e ética profissional foram discutidos.

A presidente do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT), Maria Aparecida de Amorim Fernandes, a conselheira e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), Mirvana Spinola Barbosa, e a fiscal do CRP/18 MT, Rhegysmere Myriam Rondon Alves, participaram dos eventos. De acordo com Maria Aparecida Fernandes, “foi uma grande oportunidade para debater o tema com os estudantes e psicólogos do interior e também promover o debate sobre os princípios éticos e técnicos da área e dos instrumentos de avaliação psicológica junto à categoria”.

Maria Aparecida Fernandes afirma que os debates corresponderam às expectativas, já que houve a participação efetiva de profissionais de Quatro Marcos e também de outras cidades. “Tivemos a participação de mais de 60 pessoas. As discussões foram produtivas, principalmente sobre o trabalho multidisciplinar do SUAS, com a participação de alunos, profissionais da Psicologia e assistentes sociais. Conseguimos apoio de entidades em Quatro Marcos, o que mostra o interesse em investir e qualificar a profissão no interior”, conta.

O Ano da Avaliação Psicológica é uma iniciativa do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em parceria com Conselhos Regionais. Em Mato Grosso, o CRP/18 MT iniciou o debate no dia 16 de setembro, em São José dos Quatro Marcos. Durante o evento, foram apresentados os eixos temáticos da avaliação psicológica para posterior debate com os participantes. “Tentamos discutir os temas para mapear as necessidades para que a avaliação psicológica seja qualificada, as ferramentas devem adequar-se aos parâmetros éticos da profissão e aos contextos de uso”, ressalta Maria Aparecida Fernandes.

 

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação