
Seminário discute questões de gênero e sexualidade
No próximo dia 30 de outubro será realizado o seminário Protegendo as Famílias: Questões de Gênero e Sexualidade, no auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá (MT). O evento é uma parceria entre a Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT), curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso, Ong Livremente e Centro de Referência e Direitos Humanos (SEJUDH), e tem como público-alvo professores e gestores da rede pública e privada de Educação, psicólogos, assistentes sociais e profissionais afins.
De acordo com a presidente da Comissão de Educação do CRP18-MT, Jane Teresinha Domingues Cotrin, o objetivo do seminário é criar um espaço de discussão sobre os problemas cotidianos da escola que se relacionam a gênero e sexualidade. “O evento foi pensado para conversarmos sobre as questões que a temática gênero e sexualidade suscitam para as escolas cotidianamente. Utilizamos o termo 'protegendo as famílias' porque entendemos que é necessário compreender as questões que permeiam o crescimento das nossas crianças e jovens, que eles possam se conhecer, que possam se desenvolver com responsabilidade e respeito uns com os outros. É assim que protegemos famílias e escolas. Conversando sobre problemas, pensando juntos em soluções, esclarecendo preconceitos. O desrespeito leva à violência. Temos assistido isso no mundo”, explica Jane.
Inscrições - Encaminhar dados (Nome completo; formação acadêmica; local de trabalho, telefone e CPF) para o e-mail: centrodereferenciadh@sejudh.mt.gov.br. Mais informações no site do CRP18-MT (http://www.crpmt.com.br) ou pelos telefones (65) 3624-4730 / (65) 9608-4054.
PROGRAMAÇÃO
8h - 8h30 – Credenciamento
8h30m - 9h – Abertura
9h - 10h30m - Conferência de Abertura:
“Protegendo as famílias: questões de gênero e sexualidade”
Prof. Dra. Jimena Furlani (UDESC)
Mediador: Profa. Dra. Raquel Gonçalves Salgado (UFMT/ Rondonópolis)
10:30 – 12h – Debate
12h – 13h30m – Almoço
13h30m – 16h40m – Mesa-redonda:
“Cotidiano Escolar: realidades e perspectivas”
Convidados:
Profa. Marina Reidel (SJDH/RS)
Profa. Dra. Raquel Gonçalves Salgado (UFMT/ Rondonópolis)
Prof. Pedro Henrique de Oliveira (EE Coronel Ondino R. Lima/ Ribeirão Cascalheira)
Prof. Ricardo Luiz (EE Profa. Adalgisa de Barros/ Várzea Grande)
Coordenação e debate: Profa. Dra. Jimena Furlani
17h – Encerramento
Apoio:
Secretaria de Estado da Educação – SEDUC
Secretaria de Estado da Saúde - SES