Secretaria recebe orientação do CRP MT sobre sala de atendimento psicossocial

Secretaria recebe orientação do CRP MT sobre sala de atendimento psicossocial

CRPMT 18

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Saúde e Segurança no Trabalho, implantou em sua organização o Programa de Atenção à Saúde Mental, que visa identificar os principais fatores no ambiente profissional que estejam provocando mal-estar e sofrimento psíquico aos servidores. 

Diante da iniciativa, a SEPLAG solicitou orientações deste CRP para melhor adequar seu espaço de atendimento psicossocial. Importante dizer, neste termo, que o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT) tem realizado uma série de visitas de orientação e fiscalização em instituições públicas e privadas para que o espaço físico seja o mais adequado possível para a realização dos atendimentos no âmbito da psicologia.

Segundo a coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP 18-MT, Rhegysmere Alves o local da SEPLAG destinado aos servidores, é voltado exclusivamente para os servidores públicos e, como qualquer outro ponto de atendimento psicológico, deve garantir o sigilo e confidencialidade dos pacientes, além de um ambiente apropriado.

Dentre os objetivos do Programa de Atenção à Saúde Mental da Seplag, também estão o acolhimento e escuta, orientação, acompanhamento e encaminhamento de servidores que apresentem necessidade de um atendimento especializado.

Programa

O programa faz parte da Política de Saúde e Segurança no Trabalho, instituída no âmbito estadual pela Lei Complementar 502/2013, e é encabeçado pela Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da Seplag, que capacita e orienta as áreas sistêmicas do Estado para que a política seja implementada nos órgãos e entidades do Executivo.