Saúde mental e povos indígenas são temas de encontros

Saúde mental e povos indígenas são temas de encontros

O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP-18 MT) convida os profissionais da área para integrarem as discussões dos eventos “I Encontro Nacional Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos” e “II Seminário de Saúde Mental Indígena de Mato Grosso do Sul” que serão realizados em Dourados (MS). As ações, organizadas pelo CRP da 14ª Região de Mato Grosso do Sul, acontecerão entre os dias 7 a 9 de agosto. Os interessados devem realizar as inscrições clicando aqui.

Conforme o presidente do CRP-14 MS, Carlos Afonso Marcondes Medeiros, Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com a maior população indígena e também considerada a região com ampla densidade demográfica indígena do Brasil. “Por isso, acreditamos que trazer o evento para o nosso Estado é mostrar ao Brasil que esse povo tem voz e direitos. Por isso fizemos uma aliança nacional com diversas instituições e lideranças indígenas acreditando na sinergia para que possamos contribuir com resultados efetivos para a melhoria da qualidade de vida desse povo”.

Medeiros também destaca que os problemas de saúde mental nas populações indígenas, tanto individuais como coletivos, apresentam diversas complexidades para sua compreensão, assim como nas propostas de soluções. Estes problemas não são meramente biológicos ou apenas eventos psicológicos, eles são entendidos como eventos relacionados a fatores socioculturais e particularmente as questões sócio-históricas, na medida em que as condições de vida são colocadas em risco onde a situação da saúde/doença, e particularmente da saúde mental, são claras expressões do mal estar social.

Devido a isso, observa-se que as políticas públicas ainda não têm uma aplicação plena na sociedade indígena e na sua diversidade de territórios onde habitam.

Para acessar as programações clique aqui.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação com CRP14/MS