Reunião do Comitê Interestadual de Monitoramento da Política Antimanicomial
CRPMT 18
Fonte: Vino Andrade Assessor de Comunicação do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso 18ª Região
O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) participou, nesta semana, de uma importante reunião do Comitê Interestadual de Monitoramento da Política Antimanicomial, promovido pelo Tribunal de Justiça. O CRP18-MT ocupa uma cadeira de representação nesse comitê, que tem como foco a elaboração de políticas e fluxos de assistência para pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei.
A psicóloga Olga Adoración Leiva Cabelho de Santana, integrante da Comissão de Psicologia e Interfaces com a Justiça do CRP18-MT, destacou que a reunião deu continuidade à construção de um fluxo de assistência e acompanhamento na rede de atenção à saúde voltado para o atendimento de pessoas com transtornos mentais no contexto das audiências de custódia.
"Estamos ainda enfrentando muitas dificuldades, e o processo segue em fase de discussão com várias instituições envolvidas. No entanto, essa etapa é fundamental para garantir a efetividade do atendimento no sistema de justiça", afirmou Olga. Ela também ressaltou que, assim que o fluxo estiver finalizado, o material será compartilhado com todos os profissionais e instituições envolvidas para seguimento das ações.
O CRP18-MT reafirma seu compromisso com a construção de políticas públicas que garantam o cuidado ético e humanizado de pessoas com transtornos mentais, especialmente aquelas em situação de conflito com a lei. A atuação do Conselho no comitê reflete o esforço contínuo para assegurar o respeito aos direitos humanos e à dignidade das pessoas, conforme os princípios da Política Antimanicomial.
Para mais informações sobre o andamento das discussões e as próximas etapas do fluxo de assistência, acompanhe nossas publicações.
GRUPO DE WHATSAPP - BOLETIM CRP18-MT
O CRP18-MT criou o grupo de WhatsApp "Boletim CRP18-MT" como um canal institucional para disseminação de informações e atualizações importantes sobre a Psicologia. O grupo é destinado exclusivamente à comunicação oficial do Conselho. Se você deseja participar, basta acessar o link a seguir: Link para o grupo de WhatsApp.
Contamos com sua participação para o fortalecimento da Psicologia em Mato Grosso!
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.