Reunião da Subcomissão de Psicologia Hospitalar define envio de questionário sobre atuação profissional

Reunião da Subcomissão de Psicologia Hospitalar define envio de questionário sobre atuação profissional

CRPMT 18

Mapear o trabalho de psicólogas (os) com atuação em unidades hospitalares e de atenção especializada, e identificar suas demandas e desafios são alguns dos objetivos do questionário online elaborado pela Subcomissão de Psicologia Hospitalar do CRP18-MT. O grupo esteve reunido na última quinta-feira (09), para tratar da finalização e envio da pesquisa, com apoio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP/MT). O questionário será enviado aos profissionais a partir de 31 de janeiro, podendo ser respondido no período de três meses.

A coordenadora da Subcomissão de Psicologia Hospitalar do CRP18-MT, Pâmela Cristina da Rocha, explica que a ideia da pesquisa é fornecer ao Conselho mais informações a respeito do trabalho, nível de formação e atuação dos profissionais em instituições públicas e privadas de saúde. O questionário servirá também para contabilizar a quantidade de psicólogas (os) em exercício nesta área.

“A pesquisa buscará apresentar o número de profissionais que trabalham em hospitais e demais unidades de atenção secundária e terciária, como clínicas especializadas, home cares, etc. Coletando estes dados, a Subcomissão poderá ter uma visão ampla a respeito do trabalho, o que deve influenciar em futuras ações e propostas voltadas para a área. É uma maneira também de nos auxiliar a identificar quais as dificuldades e demandas destes profissionais que devem ser prioritárias, aproximando os profissionais do diálogo e construção sobre sua área de atuação”, pontua Pâmela.

Além de definições a respeito do questionário, a reunião da Subcomissão também aprovou a agenda de trabalho de 2020 do grupo e discutiu também o lançamento em nível regional das Referências Técnicas para atuação de psicólogas (os) em serviços hospitalares do SUS, publicado pelo CFP em novembro de 2019. Conforme o alinhamento, as reuniões serão sempre realizadas na primeira quinta-feira do mês, às 19h. Sendo assim, a próxima está marcada para 06 de fevereiro, na sede do Conselho. Podem participar psicólogas (os) e estudantes com atuação em unidades hospitalares públicas e privadas.