CPIJ marca data para lançamento de nota técnica sobre o Depoimento Especial e Escuta Especializada

CPIJ marca data para lançamento de nota técnica sobre o Depoimento Especial e Escuta Especializada

CRPMT 18

A Comissão de Psicologia e Interfaces com a Justiça (CPIJ) do CRP18-MT em sua primeira reunião de 2020, marcou a data para lançamento da nota técnica orientativa sobre o papel dos psicólogos no Depoimento Especial e Escuta Especializada no âmbito do Poder Judiciário e Delegacias de Mato Grosso. O primeiro encontro foi realizado na última quarta-feira (12) e contou com a participação de psicólogas (os) com atuação em espaços e instituições ligadas à Justiça.

De acordo com a Conselheira do CRP18-MT e coordenadora da Comissão, Olga Santana Cabelho, a nota técnica apresentará o posicionamento do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso acerca da participação de psicólogos (as) no Depoimento Especial no Sistema de Justiça e Delegacias do Estado de Mato Grosso.

A reunião da CPIJ debateu ainda entre outras pautas o referendum do CFP sobre a nota recomendatória aos psicólogos se absterem em compor e participar do Conselho Socioeducador do sistema socioeducativo de Mato Grosso (publicada pelo CRPMT em 2019); retomada das discussões para mobilizar o Poder Judiciário e outras instâncias para a realização de concurso público para a Psicologia; proposta de atualização da lista de profissionais credenciados em todas as varas e Comarcas do Estado.

O grupo também deu início às discussões para a realização do III Encontro de Psicologia e Interfaces com a Justiça, que abordará além do lançamento da nota técnica do Depoimento Especial e Escuta Especializada, temas como alienação parental, práticas restaurativas do Poder Judiciário, e a ética na atuação de psicólogas (os) nos mais diversos contextos que se relacionam com o Sistema de Justiça.

As reuniões da Comissão de Psicologia e Interfaces com a Justiça do CRP18-MT são realizadas mensalmente na sede do Conselho, nas segundas quartas-feiras do mês, período vespertino. A próxima acontecerá em 18 de março, às 13h30. A participação é aberta aos profissionais, professores e acadêmicos interessados na temática, principalmente, aqueles com atuação em unidades e instituições pertencentes à Justiça. O e-mail para contato da Comissão é psicologiajuridica@crpmt.org.br