Representante do CRP18-MT será delegada na Conferência Estadual da Assistência Social

Representante do CRP18-MT será delegada na Conferência Estadual da Assistência Social

CRPMT 18

A representante do CRP18-MT no Conselho Municipal de Assistência Social de São José do Quatro Marcos foi eleita delegada para a Conferência Estadual da Assistência Social, prevista para outubro. A profissional eleita é a psicóloga Suelen Cristye Bernal, que atualmente faz parte da equipe volante do CRAS de Mirassol D'Oeste. Ela já era representante do Conselho na conferência municipal e agora se prepara para apresentar demandas locais à categoria em âmbito estadual.

A eleição da profissional é resultado da iniciativa do CRP18-MT que visa ampliar a representatividade de psicólogas (os) em comissões técnicas, órgãos colegiados e outras instâncias de debate em todo o estado. O projeto “CRP-18/MT e a representação em Conselhos de Direitos: Suporte à construção de uma sociedade democrática” foi aprovado em junho deste ano pelo Plenário da autarquia junto com às comissões temáticas e o CREPOP/MT.

Agora como representante eleita, Suelen Cristye Bernal, conta que a principal demanda encaminhada para as discussões na Conferência Estadual será a necessidade de implantação de uma unidade do CREAS em Mirassol D'Oeste. Segundo ela, isto contribuiria bastante com o trabalho das equipes do CRAS na cidade, além de ampliar o atendimento à população assistida, que passaria a contar com uma proteção especial, além da básica.

“Em todos os eixos temáticos da conferência municipal, a necessidade do CREAS foi apontada. É algo emergencial para nós. As demandas vêm crescendo muito, principalmente, com a pandemia. Por isso, implantar este serviço é fundamental. O meu objetivo é apresentar esta realidade para que possamos viabilizar o CREAS o quanto antes”, acrescenta.

Atuando no SUAS desde 2014, Suelen Cristye Bernal, compõe a equipe volante do CRAS de Mirassol D'Oeste desde 2020. “Eu me sinto muito lisonjeada em poder levar esta e outras demandas do município para a discussão de melhorias em âmbito estadual. Será uma ótima oportunidade”, finaliza a representante do CRP18-MT.