
Relatório contextualiza práticas das(os) psicólogas(os) no Sistema Penitenciário
Resultado de dois anos de trabalho, o “Relatório das práticas das(os) psicólogas(os) no sistema penitenciário de Mato Grosso: Interfaces com a Saúde e a Justiça” foi apresentado dia 24 de novembro, no I Encontro de Profissionais da Psicologia Jurídica do Estado de Mato Grosso, realizado no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). O evento, promovido pela Comissão de Psicologia Jurídica do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT), promoveu uma ampla reflexão sobre questões éticas e profissionais envolvidas na atuação das(os) psicólogas(os) dentro do campo jurídico.
O relatório apresentou um documento construído pelo Grupo de Trabalho de psicólogas(os) do Sistema Prisional na Comissão de Psicologia Jurídica do CRP18-MT. O GT teve como objetivos contextualizar o trabalho das(os) profissionais atuantes neste âmbito e servir de orientação para o entendimento das práticas que envolvem o fazer da Psicologia com a população privada de liberdade. Um trabalho realizado ao longo de dois anos, com apoio e incentivo do diretor de Saúde do Sistema Prisional, Hozano José Delgado, e da conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP) Marisa Helena Alves.
O Relatório será entregue à Plenária do CRP18-MT e também à diretoria de Saúde do Sistema Prisional da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) para que possa servir de instrumento norteador às(aos) novas(os) profissionais do Sistema Prisional e ao Sistema de Justiça.
Componentes
O Grupo de Trabalho foi composto pelas(os) seguintes psicólogas(os): Olga Santana (coordenadora da Comissão de Psicologia Jurídica do CRP18-MT e Diretoria de Saúde) Caroline Piloni (responsável técnica da equipe da EAP), Thayla Souza (EAP), Luciano Almeida Silva (Centro de Ressocialização de Cuiabá-MT), Rejane Crestani (Centro de Ressocialização de Cuiabá), Mara Tondin (Centro de Ressocialização de Várzea Grande), Lidiane Lannes (Centro de Ressocialização de Várzea Grande), Sheila Bussolini (Unidade II CIAPS AB anexa a PCE) Rafael Madalozzo (Audiência de Custódia de Cuiabá), Rejiane Dudek (Penitenciária Central do Estado de Mato Grosso).
A capa do documento foi feita pela artista plástica Cida Silva.