Região Norte tem seminário de "Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos"

Região Norte tem seminário de "Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos"

Aconteceu, nesta segunda-feira (4), o 1º seminário "Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos da Região Norte". O evento teve o intuito de ampliar as discussões referentes à atuação dos psicólogos junto às políticas públicas indígenas, além de valorizar as experiências destes profissionais nos diferentes locais ou contextos em que estão inseridos.

O evento aconteceu em Manaus (AM), no auditório Vânia Pimentel da Universidade Nilton Lins, e antecedeu os trabalhos de abertura do 4º Congresso Brasileiro de Saúde Mental. As atividades tiveram início às 8h, quando foi realizada a recepção dos participantes. As discussões começaram às 8h30, sendo a primeira palestra ministrada pelos psicólogos Gibson Alves dos Santos, Jureuda Guerra, Tássio Sales, Lucas da Silva Nóbrega, além da professora Valéria Weigel e do antropólogo João Paulo Tukano. O tema das discussões estava voltado às políticas públicas.

Já no período vespertino, a mesa redonda abordarou questões relacionadas à educação e saúde. Dentre os palestrantes convidados, estiveram indigenista e coordenador do Comitê Estadual da Verdade, Egydio Schwade, e dos professores Edson de Oliveira e Gersem Baniwa. Para finalizar o evento, psicóloga Lumena Celi Teixeira, falou sobre as experiências do Sistema Conselhos de Psicologia. Para saber mais sobre a programação, clique aqui.

Composição - Dentre os estados que fazem a jurisdição dos Conselhos Regionais da Região Norte, estão: Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima (CRP-20), Pará e Amapá (CRP-10) e Tocantins (CRP-23). Estes figuram como territórios constituídos na rica diversidade cultural dos seus povos indígenas. Devido a isso, a categoria profissional dos psicólogos tem desafios a serem enfrentados no campo de seus saberes e práticas, quando direcionados para o tema das relações étnico-raciais.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação