Psicólogos de Mato Grosso participam da 2ª Mostra Nacional

Cerca de 40 psicólogos de Mato Grosso embarcaram, durante esta semana, na caravana para a 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia que acontece em São Paulo, de quinta-feira (20) a sábado (22), após 12 anos de realização da 1ª Mostra. A caravana organizada pelo Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18/MT) tem o objetivo de levar, para o evento nacional, as práticas e os avanços em psicologia desenvolvidos no Estado.
Segundo Luiz Guilherme Araújo Gomes, vice-presidente do CRP 18/MT, na caravana há psicólogos de vários municípios de Mato Grosso e o objetivo também é agregar novas experiências ao Estado. “Espero que possamos apresentar o nosso Estado e as nossas produções para o Brasil, e também ouvir o que está sendo discutido nacionalmente, para fomentar as práticas realizadas aqui com o que há de mais atual na profissão", afirma.
Um dos exemplos de práticas desenvolvidas em Mato Grosso que será levada ao evento é o trabalho do grupo “Loucos de Alegria”, criado por alunos do curso de psicologia da Unic Rondonópolis com o objetivo de promover a saúde mental. A psicóloga e professora da faculdade, Neide Isabel Johann Kappel, informa que o grupo apresentará a peça “O Menestrel”, de William Shakespeare, durante a Mostra. “É um grupo que se apresenta, por meio do teatro, e procura levar alegria e, principalmente, amor para as pessoas, porque até o próprio Freud falou que para não adoecer é preciso amar. Então, o nosso propósito é levar essa mensagem para São Paulo”, explica.
A psicóloga hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, Marisa Rocha Ferreira Rosa, diz que durante a Mostra também será apresentado um estudo de caso feito por ex-estagiários da instituição. “É uma pesquisa sobre a roda de conversa no setor da Oncologia e sobre os palhaços, feita dentro do hospital. O trabalho aponta os resultados positivos alcançados junto a pacientes e funcionários”, completa.
Marisa Rocha também tem grande esperança no evento. “A expectativa é muito grande porque, depois de 12 anos, nós vamos ver as renovações ocorridas durante todo esse tempo. Espero conhecer muitas novidades para trazer para a nossa área de serviço, principalmente, nas áreas de oncologia e cardiologia, que são fortes na Santa Casa”.
A presidente do CRP 18/MT, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, e conselheiros também participam do evento que marca a comemoração dos 50 anos de regulamentação da profissão. De acordo com a Curadoria do evento, a segunda edição da Mostra pretende ser um espaço de reflexão, debate, articulação, avaliação, inspiração e mobilização de uma Psicologia cada vez mais capaz de contribuir com a construção do bem comum. A mostra já reúne 25 mil pessoas inscritas como participantes, sendo mais de 9 mil profissionais de psicologia de todo o Brasil e do exterior.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação