Psicologia na Semana Nacional do Trânsito 2022

Psicologia na Semana Nacional do Trânsito 2022

CRPMT 18

A Semana de Trânsito acontece todos os anos de 18 a 25 de setembro, quando é comemorado o Dia Nacional do Trânsito. Mais uma vez o Conselho Federal de Psicologia (CFP) se une à campanha educativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que em 2022 tem como lema Juntos Salvamos Vidas. O objetivo é reforçar a importância da conscientização em relação ao comportamento no trânsito e aos cuidados básicos com a vida. 

Para destacar o papel da Psicologia nesse desafio, o CFP promove uma agenda de lives sobre temas importantes na relação trânsito e sociedade: no dia 21 de setembro, estará em foco a questão Trânsito e Saúde; em 22 de setembro a live traz como enfoque Tráfego e Perícia Psicológica; e, em 23 de setembro o assunto é Mobilidade e Direito à cidade. Todas as lives começam às 16h e serão transmitidas pelas redes sociais do CFP.

Conscientização

Também como parte das atividades da Psicologia na Semana Nacional do Trânsito será promovido nas redes sociais do CFP conteúdo sobre vítimas do trânsito, aplicativos, mobilidade antirracista e mulheres. O objetivo é subsidiar debates e reflexões sobre o papel da Psicologia na proteção de direitos em sua interface com a mobilidade humana.

A Psicologia do Trânsito é uma especialidade que surgiu antes mesmo da regulamentação da profissão de psicóloga(o). Ela dialoga tanto com outras áreas da Psicologia, como também nas reflexões sobre comportamento, espaço urbano, autocuidado, o cuidado com o próximo e com a cidadania, e o próprio conceito de sujeito situado.

Confira as lives da Psicologia na Semana do Trânsito diretamente do site do CFP: https://site.cfp.org.br/psicologia-na-semana-nacional-do-transito-2022/