Psicologia e Participação Social: CRP18-MT destaca importância da construção coletiva das políticas sobre drogas

Psicologia e Participação Social: CRP18-MT destaca importância da construção coletiva das políticas sobre drogas

CRPMT 18

 

Com o compromisso de fortalecer espaços de escuta e participação cidadã, o Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região – Mato Grosso (CRP18-MT) apoia a realização do Encontro Preparatório da Etapa Centro-Oeste do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (PLANAD), que ocorre nesta sexta-feira, 16 de maio, às 19h, na Casa das Pretas, localizada em frente à Praça da Mandioca, no Centro Histórico de Cuiabá.

O evento tem como objetivo reunir usuárias(os), profissionais, estudantes, pesquisadoras(es), coletivos e demais pessoas interessadas na temática, para a construção conjunta de propostas que serão levadas ao debate nacional sobre as políticas públicas de drogas. A iniciativa é promovida pelo Coletivo Boa Viagem, pelo Grupo de Trabalho Intersetorial de Política de Drogas e Redução de Danos, pela Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) e pelo Projeto GENTE: Acessando Direitos, vinculado à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em consonância com os princípios éticos que orientam a Psicologia, como a defesa da dignidade humana, o enfrentamento das opressões e a promoção da cidadania, o CRP18-MT reconhece a relevância dos espaços democráticos de formulação de políticas públicas que dialoguem com a diversidade dos sujeitos e contextos envolvidos nas questões relacionadas ao uso de drogas.

A atividade representa uma oportunidade concreta para que vozes historicamente marginalizadas possam ser ouvidas na construção de um plano que respeite os direitos humanos e priorize abordagens pautadas na redução de danos, no cuidado em liberdade e na promoção da saúde coletiva.

A presença de cada pessoa é fundamental para garantir um debate plural, ético e comprometido com a transformação social.