Psicólogas(os) definem nova gestão do CRPMT; resultado foi divulgado no último final de semana
No último final de semana foi divulgado o resultado das Eleições 2022 para os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e a Consulta Pública Nacional para o Conselho Federal de Psicologia (CFP). Em Mato Grosso, a chapa concorrente Atuação Psi: Em defesa das psicologias de MT venceu o pleito.
A votação define as(os) representantes dos Conselhos Regionais de Psicologia responsáveis por conduzir as ações e políticas relacionadas à profissão no próximo triênio (2022/2025).
Em todo o país, o total de psicólogas(os) votantes foi de 96.702. Para a Consulta Nacional, a Chapa 21 – Frente em Defesa da Psicologia Brasileira obteve 54.672 votos; e a Chapa 22 – Toda Psicologia: Ética, Plural e Democrática teve 30.826 votos.
Confira AQUI a íntegra do relatório parcial relativo ao voto online da categoria para os Conselhos Regionais e o Conselho Federal.
As(os) psicólogas(os) que não registraram seus votos na Consulta Nacional ao Conselho Federal de Psicologia (CFP) e nas eleições para os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs), realizadas no período de 23 a 27 de agosto, terão que preencher formulário de justificativa. O prazo para esse procedimento é de 60 dias a contar do dia 28 de agosto de 2022.
Para justificar o voto, basta entrar no site das eleições em eleicoespsicologia.org.br, selecionar o seu Regional clicar no ícone “Justificar” que aparece no menu e, em seguida, preencher o formulário da página e finalizar registrando a justificativa.
Como o voto é obrigatório, a justificativa se faz necessária e foi estipulada no Regimento Eleitoral, em seu artigo 4º e § 2º, da Resolução CFP 05/2021, definida pela Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças – APAF: “As psicólogas que não votarem deverão apresentar justificativa, entre os dias 28 de agosto de 2022 e 26 de outubro de 2022, no Site Oficial das Eleições, sob pena de aplicação de multa no valor R$ 3,51”.
Com informações do CFP.