Psicólogas(os) criam Núcleo Regional de Psicologia do Vale do Jauru

Psicólogas(os) criam Núcleo Regional de Psicologia do Vale do Jauru

CRPMT 18

O fortalecimento da Psicologia em Mato Grosso passa pela articulação dos profissionais de atuar na defesa da categoria e foi com este objetivo que um grupo de psicólogas(os) se reuniu para a criação do Núcleo Regional de Psicologia do Vale do Jauru.

A ideia de organização dos profissionais da região surgiu durante a realização do pré-congresso de Psicologia realizado em janeiro na cidade de São José dos Quatro Marcos, o evento é preparatório para o 3º Congresso Regional de Psicologia (COREP), que será realizado nos dias 06 e 07 de abril em Cuiabá.

As psicólogas Fabiana Sabino Figueiredo Sanches e Suelen Cristye Bernal reforçaram a importância de fortalecer o coletivo divulgando e convidando colegas para tal participação.

Este é o segundo núcleo regional de Psicologia criado em Mato Grosso. O primeiro foi em Alta Floresta por meio da iniciativa do Psicólogo Ismael Pereira dos Santos e demais profissionais da cidade. Neste primeiro encontro do grupo do Vale do Jauru a experiência da região Norte foi compartilhada por meio de vídeo, imagens e regimento interno da organização.

As psicólogas também debateram a possibilidade de criar um Núcleo Regional de Psicologia na região oeste de Mato Grosso e foi unânime o interesse.

A psicóloga Betãnia Rigoni da Silva também aproveitou a reunião para apresentar outras propostas deliberadas durante o pré-congresso e apresentou às delegadas eleitas para o Corep. Além dela, participarão do congresso Elizabeth Cristina Nobrega Hodniuk e Geovana Moreira dos Santos. Também foi escolhida uma representante dos estudantes de psicologia.

Apesar do núcleo ser independente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT), o plenário parabeniza o coletivo e incentiva a categoria nestas organizações que contribuem para o fortalecimento da Psicologia.  

Próxima reunião

A próxima reunião já está agendada para o dia 16 de março, às 13h30, na qual deverá eleger a diretoria do Núcleo Regional de Psicologia do Vale do Jauru para conduzir as ações do colegiado.

Deliberou-se ainda que as reuniões ocorrerão uma vez por mês durante o primeiro semestre deste ano e após o fortalecimento do grupo os encontros serão bimestrais.