Psicanálise em foco: levantamento nacional quer ouvir profissionais sobre desafios da prática

Psicanálise em foco: levantamento nacional quer ouvir profissionais sobre desafios da prática

CRPMT 18

Com o objetivo de reunir dados que possibilitem reflexões coletivas sobre os desafios enfrentados por profissionais da psicanálise no país, está aberta a participação na pesquisa “Mapeamento das Condições de Formação e Trabalho de Psicanalistas no Brasil”. A iniciativa é promovida pela coletiva Psicanalista Trabalha e está disponível por meio de formulário on-line e anônimo.

A proposta é identificar impasses comuns, promover a escuta e qualificar os debates sobre a prática psicanalítica nas diversas regiões do Brasil, contemplando desde pessoas em fase inicial de formação até analistas com longa trajetória profissional.

Segundo os organizadores, não se trata de construir um censo ou uma pesquisa sociológica formal, mas de lançar um ponto de partida para articulações coletivas que possam contribuir com ações futuras de cooperação, fortalecimento de redes e possíveis encaminhamentos políticos. Os resultados do levantamento serão compartilhados com os participantes, que também serão convidados a integrar fóruns de discussão online e presenciais.

O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região (CRP18-MT) reconhece a importância de debates como esse para o fortalecimento ético, político e técnico da categoria. Ações que visam escutar a base e compreender o cotidiano do trabalho profissional contribuem significativamente para a qualificação da Psicologia e do campo psicanalítico no país.

Interessadas(os) podem acessar o formulário pelo link:
Participe da pesquisa

Para contato e mais informações: psicanalistatrabalha@gmail.com