Projeto encerra ano com 10 cidades visitadas em 6 meses

Projeto encerra ano com 10 cidades visitadas em 6 meses

Profissionais de diversas regiões do Estado elogiaram o empenho do Conselho Regional de Psicologia (CRP 18 MT), gestão Novos Tempos do Cuidar, pela ampla atuação em 2015. Desde o mês de junho, o CRP 18 passou a percorrer diversos municípios de Mato Grosso, com o objetivo de aproximar-se ainda mais dos psicólogos e compartilhar conhecimentos. Na última edição do projeto “CRP 18 em Diálogos com o Interior”, o conselho ouviu as demandas e sugestões dos profissionais em dois encontros realizados nas cidades de Sinop e Sorriso, nos dias 14 e 15 de dezembro, respectivamente.

Professor e psicólogo clínico em Sinop, Antônio Roberto Garcia Junior afirmou que o projeto permitiu que os profissionais na região esclarecessem dúvidas. “Ações como essas favorecem a classe como um grupo. É uma forma de quebrar o gelo”. Garcia lembra que a instalação de novas instituições de ensino na região aumenta o número de profissionais e a demanda por orientação.

Já em Sorriso, o psicólogo Mauro Augusto de Oliveira Kock ressaltou os debates ocorridos durante o encontro. “Falamos sobre as práticas cotidianas quer seja no Sistema Único de Saúde (SUS), no sistema prisional e nos outros. Abordamos temas como saúde mental, além dos desafios e dificuldades de cada área, os avanços e o que poderia ser feito para melhorar”.

Kock também destacou a importância da atuação do CRP 18 como órgão conselheiro da categoria. “O movimento tem mostrado para a categoria que o CRP não só fiscaliza, mas também atua no sentido de apoiar as práticas inovadoras sejam em contato com assessorias técnicas ou comissões”. O profissional declarou ainda que tem interesse em participar mais das ações do CRP 18 e aproveitou a oportunidade para dar sugestões. “O nosso Estado está bem deficiente quando o assunto é saúde mental, por isso acho que deveríamos criar uma comissão para debater o tema”.

O encontro em Sinop ocorreu na UNIC Aeroporto e o de Sorriso, na Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES). Ambos contaram com a mesma programação, que incluiu a exibição do documentário “Psicologia: 50 anos” e apresentação do Centro de Referência em Políticas Públicas (CREPOP). Além disso, os psicólogos participaram de rodas de debates em que foram tratados assuntos como; diversidade de atuação dos psicólogos e as questões éticas.

Na estrada

Em 6 meses o projeto visitou 10 cidades. Além de Sinop e Sorriso, a ação passou por Primavera do Leste, São Félix do Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis, Alta Floresta, Tangará da Serra e Juína. “CRP 18 em Diálogos com o Interior” é uma atividade que tem o objetivo de ampliar a aproximação da categoria com o Conselho.