Primeiros passos na Psicologia: CRP18-MT acolhe e orienta 40 novas profissionais
Com o compromisso de fortalecer a categoria e garantir a orientação profissional, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) realizou, no dia 4 de dezembro de 2025, o Diálogo On-line com as recém-inscritas no CRP18-MT. O evento reuniu cerca de 40 novas psicólogas e psicólogos, além de conselheiras(os) e técnicas(os) da autarquia, proporcionando um espaço de acolhimento, orientação técnica e fortalecimento da atuação ética na Psicologia.
Um espaço de integração e orientação
A iniciativa tem como objetivo criar um ambiente de diálogo e troca de experiências, permitindo que as novas profissionais conheçam mais sobre o funcionamento do CRP18-MT e sua importância na regulamentação e valorização da Psicologia no estado. Durante o encontro, foram abordados temas essenciais para o exercício da profissão, incluindo ética, orientação técnica sobre diversos temas, responsabilidades no exercício profissional, orientação quanto ao funcionamento e função do Conselho e sobre a possibilidade de participação e integração de profissionais nas comissões temáticas do CRP18-MT.
Entre os representantes do CRP18-MT que participaram da atividade, esteve a vice-presidenta, Camiéle Benedita, as conselheiras Juliana Serra, Camila Barbosa e João Sobrinho, a coordenadora e o agente de orientação e fiscalização, Rhegys Alves e Carlos Silva e a assessora do plenário, Tenylle Nolasco.
Orientação profissional e participação ativa
Além de fornecer informações fundamentais sobre a atuação das psicólogas, o evento também reforçou a importância da participação ativa da categoria nas ações promovidas pelo Conselho. As participantes foram incentivadas a integrar as comissões temáticas e contribuir com as discussões que fortalecem a Psicologia no estado.
Ações como o Diálogo On-line com recém-inscritas evidenciam a importância da integração da categoria com o Conselho, permitindo que as profissionais iniciem sua trajetória profissional amparadas por diretrizes consolidadas e princípios éticos sólidos.
O CRP18-MT reafirma seu papel na orientação e fiscalização do exercício da Psicologia, contribuindo com um atendimento cada vez mais qualificado à sociedade por meio da Psicologia e das psicólogas.
Normativas e diretrizes para a prática profissional
Para apoiar a atuação das psicólogas e psicólogos, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) disponibiliza uma série de normativas e publicações. Confira uma das principais diretrizes:
-
Código de Ética Profissional da(o) Psicóloga(o) - O documento estabelece princípios para garantir uma prática responsável e ética da Psicologia.
Confira também as notas técnicas aqui.