Primeiro Censo Lésbico Nacional será lançado no dia 29 de agosto

Primeiro Censo Lésbico Nacional será lançado no dia 29 de agosto

CRPMT 18

No Dia da Visibilidade Lésbica, 29 de agosto, organizações da sociedade civil lançam o I Lesbocenso Nacional. O objetivo é recolher informações e subsidiar a formulação de políticas públicas específicas para a população de lésbicas e sapatão.

A iniciativa, organizada pela Associação Coturno de Vênus e a Liga Brasileira de Lésbicas, abraça o desafio de suprir uma lacuna do IBGE, que não contém perguntas sobre a orientação sexual ou a identidade de gênero.

A invisibilidade demográfica se desdobra na ausência de políticas segmentadas de saúde e de combate à violência contra estas populações, por exemplo. Segundo dados publicados no Dossiê do Lesbocídio, foram mapeados 126 assassinatos de lésbicas, entre os anos de 2014 a 2017, motivados pela lesbofobia, com grande potencial de subnotificação.

O secretário Executivo da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+, professor Clau Lopes, ressalta a importância do questionário e do engajamento dos Núcleos Sindicais. “A nossa categoria é majoritariamente formada por mulheres. Muitas são lésbicas e não temos dados para compreender sua realidade demográfica e social. Ter estas informações é um passo importante para avançar na construção de uma escola plural, laica e emancipadora, da qual as mulheres lésbicas são protagonistas.”

Ajude a divulgar – O formulário com as questões estará disponível online a partir do dia 29 de agosto e é aberto a todas as lésbicas e sapatão maiores de 18 anos e residentes no Brasil. As interessadas em contribuir com a pesquisa podem fazê-lo até o final do mês de março de 2022.

O questionário pretende coletar informações sobre trabalho, educação, saúde, relacionamentos, relações familiares e redes de apoio que as lésbicas e sapatão possuem nas diversas regiões do país. As voluntárias também poderão escolher participar da segunda etapa da pesquisa, composta por uma entrevista online com as pesquisadoras.

Serviço: I LesboCenso Nacional – Mapeamento de Lésbicas

Data de lançamento do questionário: 29 de agosto de 2021

E-mail: lesbocenso@lesbocenso.com.br

Instagram: @lesbocenso

Contatos: Léo Ribas (41) 99658-8612

Lelia de Castro (61) 98254-3699