Presidente do CRP/18 MT participa da Conferência Estadual de Saúde

Começa hoje (14), às 19h, a 7ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso. A presidente do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT), Maria Aparecida Fernandes, participa do evento, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, a Conferência ocorre até domingo (16).

Segundo a comissão organizadora, foram realizadas conferências municipais preparatórias nos 141 municípios. Vão participar 720 delegados municipais com direito a voto, além de observadores e segmentos sociais. A coordenação da comissão organizadora estima que, nos três dias de debates, aproximadamente 1.500 pessoas passem pelo evento. Haverá eleição de 64 delegados para representar Mato Grosso na 14ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro de 2011, em Brasília (DF).

Para a 7ª edição da Conferência Estadual de Saúde, o Pleno do Conselho Estadual de Saúde (CES-MT) aprovou o debate do eixo proposto pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) “Acesso e acolhimento com qualidade – um desafio para o SUS”, que possui 3 subeixos: Política de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da Integralidade, Universalidade e Equidade ; Participação da Comunidade e Controle Social; Gestão do SUS (Financiamento, Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).

Serão abordados ainda Atenção Básica, Alimentação Saudável, Hanseníase e Participa SUS. A metodologia proposta para o evento será apresentação dos temas por painéis centrais, mesas-redondas, trabalhos em grupos e, por fim, apresentação de propostas e votação em Plenário.

 

Programação:

Dia 14/10 –

19h - Abertura oficial

20h30 – Mesa-redonda, conferencista: Wildce da Graça Araújo Costa – Presidente da Comissão de Estudos e de Direito Sanitário e Defesa de Direito à Saúde da OAB/MT

 

Dia 15/10

08h – Início das discussões – Eixo Nacional: Acesso e Acolhimento com qualidade – Um desafio para o SUS – com ênfase no Tema Estadual: Atenção Básica, Alimentação Saudável, Hanseníase e ParticipaSUS.

09h30 – Sub eixo I: Política de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade. Palestrante: Luiz Odorico Monteiro de Andrade – Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

10h – Sub eixo II: Participação da Comunidade e Controle Social. Palestrante: Jurema Pinto Werneck – Coordenadora Geral da 14ª Conferência Nacional de Saúde.

10h30 – Sub eixo III: Gestão do SUS (Financiamento: Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde). Palestrante: Jorge José Santos Pereira Solla – Secretário de Estado da Bahia.

11h – Debate

14h30 – Trabalhos em Grupo – Coordenadora: Geny Catarina Francisca Rodrigues Lopes.

 

Dia 16/10

8h – Plenária Final – Coordenador: Carlos Eilert

14h – Eleição de Delegados para a 14ª Conferência Nacional de Saúde – Coordenador: José Carlos Bazan.

17h – Encerramento.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação com informações da Ascom - SES-MT