Presidente do CRP-18 MT participa de ato pela saúde em Brasília

 

A presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso – 18ª Região (CRP-18 MT), Maria Aparecida de Amorim Fernandes, participou, na última quarta-feira (10), do Ato pela Saúde, promovido pelo Movimento Saúde +10. A iniciativa ocorreu em frente à Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), e contou com a presença de aproximadamente mil manifestantes.
 
O objetivo da manifestação foi defender os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a política antimanicomial e os direitos dos usuários da saúde pública. “Temos que participar dessas manifestações em defesa da saúde pública de qualidade, e em especial à saúde mental, e as políticas ligadas à recuperação dos usuários de álcool e outras drogas”, observa Maria Aparecida. 
 
“Precisamos dar força à voz em defesa do SUS, que foi criado a partir de um processo democrático e participativo, sendo esses os preceitos que devem ser observados na condução da saúde do nosso país”, lembra o presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Verona. 
 
Assinaturas - Na oportunidade, também foi divulgada a primeira contagem das assinaturas garantidas até o momento – 1,25 milhão - com o intuito de fomentar uma emenda de iniciativa popular para criação de um projeto de lei que garanta o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira. A meta é chegar a dois milhões de assinaturas nos próximos 30 dias. 
 
Saúde+10 - Fundado por diversas entidades representativas de todo o Brasil no dia 13 de março de 2013, na sede do CFP, a iniciativa tem como objetivo assegurar aos brasileiros um sistema de saúde pública mais justo e de maior qualidade. A Psicologia esteve presente desde a fundação do movimento, com a participação na Primavera da Saúde, em 2012.
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação (com informações CFP)