Prêmio Dodora: indicada do CRP18-MT é homenageada por trabalho com jovens deficientes

Prêmio Dodora: indicada do CRP18-MT é homenageada por trabalho com jovens deficientes

CRPMT 18

Por meio de uma indicação do CRP18-MT, a presidente da Associação Nativo, que oferece atividades de equoterapia para crianças e adolescentes com deficiência, Sirlei Araújo Silva foi uma das homenageadas na 3ª edição do Prêmio Maria Auxiliadora (Dodora) do Conselho Estadual de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência (Conede-MT). A indicação reconhece o trabalho de Sirlei em prol de deficientes no estado há mais de 10 anos. Na premiação, realizada no final de dezembro de 2021, outras cinco pessoas foram homenageadas por suas contribuições à causa.

Ao saber da indicação do CRP18-MT, Sirlei conta que ficou muito feliz e emocionada pela lembrança. Mãe de um filho especial, o Lucas, que hoje tem 21 anos, ela destaca que são muitos os desafios de quem possui um familiar com deficiência em casa. As primeiras dificuldades encontradas com Lucas a motivaram a ajudar outras mães na mesma situação. Daí surgiu a ideia de fazer da chácara de lazer da família um espaço filantrópico. Assim nasceu em 1991 a Associação Nativo, em Várzea Grande. O local atende cerca de 200 crianças e adolescentes deficientes que recebem tratamento de equoterapia de forma gratuita.

“Fiquei muito emocionada em ser lembrada. Este trabalho é feito com amor e nunca pensei em ganhar prêmios ou algo do tipo, mas receber este reconhecimento e valorização é algo muito importante. Foi lindo ver outras pessoas que também estão nesta mesma luta que eu, contra o preconceito, a favor da acessibilidade e garantia de direitos. Agradeço demais ao CRP18-MT pela indicação”, acrescenta Sirlei que é também integrante do Conselho Municipal de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência de Várzea Grande.

O que é – Localizada no bairro Parque Paiaguás, em Várzea Grande, a Associação Nativo trabalha com ações que contribuam para o desenvolvimento integral de pessoas com deficiência na área da saúde, educação e preservação do meio ambiente, através de parcerias com empresas locais, grupos de coletivos, movimentos sociais, voluntários e a comunidade. A instituição recebe doações de alimentos, roupas e transferências bancárias para distribuição às famílias cadastradas no projeto. Também é possível ajudar com o trabalho voluntário em diversas oficinas e atividades.

Para saber mais, o contato é (65) 99965-2036 ou através do site www.associacaonativo.org.br