Pré-congressos discutem direitos humanos, gênero e exercício da profissão

Pré-congressos discutem direitos humanos, gênero e exercício da profissão

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) realizou pré-congressos em quatro cidades no interior de Mato Grosso nas primeiras semanas de dezembro: Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sinop e Rondonópolis. Além dos momentos de discussão, foram escolhidos delegados que irão representar a categoria no Congresso Regional.

Em Sorriso, o evento foi realizado no dia 6 de dezembro, na Associação Comercial e Empresarial de Sorriso, com a participação de nove profissionais, quatro delegadas (os) e quatro suplentes que construíram 30 propostas para orientação de profissionais iniciantes na carreira, além de levantar discussões sobre desigualdade social, violação de direitos e questões relacionadas às condições de classe, etnia, raça, gênero, orientação sexual.

Na cidade de Lucas do Rio Verde, o evento foi realizado no dia 7 de dezembro, na Câmara Municipal. No total, os 16 participantes e quatro delegados formularam 15 propostas com ênfase nas políticas públicas, mobilização da categoria em nível estadual, municipal e nacional, manutenção das discussões acerca das questões de raça, gênero, classe, pessoa com deficiência, população de rua, indígenas, quilombolas, usuários de álcool e outras drogas.

No dia 8 de dezembro foi realizado o pré-congresso na Unic de Sinop, com a participação de 16 integrantes da categoria, um acadêmico, sendo seis delegadas (os) e suplentes. Dentre as propostas, foram formatadas 23 nas áreas de educação, gestão do sistema conselhos, questões relacionadas ao exercício da profissão, fortalecimento das políticas públicas, orientação e fiscalização.

Já em Rondonópolis, o evento foi realizado no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no dia 14 de dezembro. Foram eleitos nove delegados e quatro suplentes pelos 20 profissionais e seis participantes das instituições de ensino. Ao todo, foram tiradas 22 propostas para área da educação, avaliação psicológica, questões trabalhistas, políticas públicas, exercício da profissão, fiscalização.

No próximo dia 12 de janeiro os pré-congressos serão realizados nas cidades de Alta Floresta e Primavera do Leste e o CRP18-MT aproveita para convidar todas as (os) profissionais a participarem do evento.

Mais informações no site do Conselho: www.crpmt.org.br/