Plano estadual de vacinação contra a Covid-19 inclui trabalhadores do SUAS

Plano estadual de vacinação contra a Covid-19 inclui trabalhadores do SUAS

Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Mato Grosso serão inclusos no plano estadual de imunização contra a Covid-19. A decisão foi deliberada na última sexta-feira (11) durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT). A previsão é de que a vacinação tenha início após o término da aplicação da primeira dose aos profissionais da educação. De acordo com o Censo SUAS 2019, a política de Assistência Social no estado conta com mais de 4,8 mil profissionais.

A inclusão da categoria no plano estadual de imunização é uma demanda já solicitada pelo CRP18-MT. Em maio, o Conselho divulgou Carta Aberta assinada por entidades representativas cobrando a vacinação dos profissionais. O pedido foi acompanhado de um ofício encaminhado ao Governo de Mato Grosso. Entre as entidades que assinaram o documento estava o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS/MT), que encaminhou novo ofício solicitando a inclusão.

A Carta Aberta destacava que os trabalhadores do SUAS estão atuando na linha de frente no enfrentamento à pandemia, e sequer tiveram visibilidade e garantia de vacinação, desde que se iniciou o Plano Nacional de Imunização, reverberando nos planos estaduais e municipais.

Ela acompanha documentos deliberativos e pactuados nas instâncias do Sistema Único de Assistência Social, a exemplo da Resolução Recomendatória Nº 01/2021/CEAS/MT, do Conselho Estadual de Assistência Social de Mato Grosso, e a Resolução Nº 05, de 15 de Abril De 2021 da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Assistência Social – CIB/SUAS-MT, que dispõe sobre a recomendação ao Governo do Estado de Mato Grosso quanto à inclusão, em caráter de urgência, dos trabalhadores da Assistência Social no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

O CRP18-MT celebra a decisão do Governo de Mato Grosso em incluir os profissionais do SUAS no plano estadual de imunização e destaca a importância da categoria no enfrentamento à Covid-19 no estado, como também a atuação efetiva dos profissionais nas instâncias de controle e participação social. Vale ressaltar, que o conselho tem representação no FETSUAS-MT, que pauta a sua atuação na defesa intransigente do SUAS e de suas/es trabalhadoras/es. A entidade também acompanha a vacinação de psicólogas (os) até que seja concluída a imunização dos profissionais o mais breve possível.

Confira aqui a íntegra a Carta Aberta.