Pesquisa avalia saúde mental de quem atua no combate à Covid-19

Pesquisa avalia saúde mental de quem atua no combate à Covid-19

CRPMT 18

Pesquisadores de universidades públicas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais convidam profissionais atuantes em ambiente hospitalar ou unidade de pronto atendimento a participarem de um estudo sobre a saúde mental de quem atua direta ou indiretamente no combate à Covid-19. Para isso, é realizada uma investigação por meio de plataforma online com questionários adaptados e validados para o Brasil. Para acessá-lo é só clicar em https://bit.ly/3fCl0IJ.

A pesquisa parte do ponto de vista de que o mundo está vivendo um momento sem precedentes na história recente, um cenário de pandemia em que vários desafios estão colocados. Entre eles estão a preocupação com contaminação, risco de adoecer, isolamento social, escassez de recursos materiais para enfrentar a doença, entre outros. Os profissionais que atuam em hospitais e em unidades de pronto atendimento, sem exceção, estão especialmente sujeitos a lidar com esses aspectos que, aliados à carga de trabalho excessiva e afastamento de familiares, podem constituir fontes importantes de estresse.

Tendo em vista que o estresse constante poderia esgotar os recursos psíquicos desses profissionais e trazer graves consequências posteriores, o estudo busca investigar os efeitos que uma pandemia poderia gerar no agravamento de sintomas do Transtorno de Estresse Pós-traumático e quais fatores de vulnerabilidade e de proteção poderiam estar associados com o agravamento dos sintomas deste transtorno. Para isso, são investigadas variáveis preditoras como: resposta peritraumática de imobilidade tônica, depressão, isolamento social, otimismo, apoio social e eventos traumáticos prévios.

Ao final, o participante receberá orientações para manter a saúde mental durante a pandemia, além de contatos de profissionais que estão prestando atendimento social, caso julgar necessário procurá-los.

As instituições envolvidas na pesquisa são a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).