
Núcleo de Psicólogos do norte de MT debate a crise na saúde mental
No dia 25 de agosto foi realizado em Alta Floresta o evento “Saúde Mental em Tempos de Crise: A Psicologia em defesa dos direitos humanos” promovido pelo Núcleo Regional de Psicologia do Norte de Mato Grosso o qual teve como palestrante a presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT), Morgana Moura.
“Foi muito interessante. Discutimos com os profissionais a importância da Psicologia para manter uma política de saúde mental numa perspectiva antimanicomial, e também sobre a política de drogas. Esse evento é muito importante para fortalecer os núcleos que nascem de forma espontânea, porque é um braço de apoio para o CRP”, afirma.
O evento foi realizado em comemoração ao Dia do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto, e contou com a participação de profissionais de vários segmentos como a educação, saúde, assistência social, poder judiciário e também de acadêmicos. Foram 103 participantes presentes vindos de várias cidades da região do extremo norte do estado como Alta Floresta, Paranaíta, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Guarantã do Norte, Terra Nova, Matupá e Peixoto de Azevedo.
A comissão organizadora avalia o evento com um saldo muito positivo, devido o número de pessoas presentes no local e os questionamentos realizados à palestrante ao final de sua fala, o que proporcionou um momento de diálogo produtivo e esclarecedor sobre a temática.
O núcleo regional de psicologia do norte de Mato Grosso surgiu há aproximadamente 2 anos a partir da iniciativa dos próprios profissionais de psicologia da região os quais viram a necessidade de maior diálogo entre a categoria e também buscar maior aproximação junto ao CRP 18-MT.