
Novos psicólogos recebem Carteira de Identidade Profissional
Novos psicólogos receberam a Carteira de Identidade Profissional e junto com ela a responsabilidade de atuar dentro da ética, respeitando as normas desta profissão que tem uma atuação cada vez mais presente na sociedade e que pode estar em diversos lugares, como na escola, empresas, indo muito além do consultório.
A entrega das carteiras ocorreu na sede do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT) e a conselheira Karina Franco Moshage é a responsável por orientar os novos profissionais. Primeiro, eles assistem um vídeo que faz um resumo sobre o sistema conselho para que compreendam que o conselho é uma autarquia que serve para orientá-los no dia a dia e em uma conduta ética.
Karina aproveitou também para já atualizá-los sobre as mais recentes deliberações que ocorreram na Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf), realizada no fim de semana no Conselho Federal de Psicologia (CFP), como o direito à inserção do nome social na Carteira de Identidade Profissional dos psicólogos para a população trans e a proibição de cursos de ensino à distância para Psicologia.
A profissional explicou também sobre a importância da participação dos psicólogos junto ao sistema conselho, que é formado e atua na defesa da profissão. Um exemplo é o Congresso Nacional de Psicologia, que passa por etapas municipais e regionais, com a representação de delegados eleitos pela própria categoria. Então, todos podem atuar para ajudar a garantir a valorização da profissão.
Natany Martins de Jesus foi uma das psicólogas que recebeu a carteira e contou que ao iniciar o curso se surpreendeu, pois passou a amar a profissão escolhida para seguir. Ela relata ainda que já tinha tido informações sobre a atuação do CRP durante a faculdade e após saber um pouco mais, acredita que tem na autarquia um ponto de apoio.
“Espero que não esteja sozinha. Temos o conselho para nos orientar e é sempre muito bom termos um lugar onde recorrer e buscar orientação”, comentou, logo depois de receber sua carteira.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação