NOTA DE PESAR

NOTA DE PESAR

Avisos e Comunicados

 

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) lamenta o falecimento da psicóloga e doutora Gracyela Haydée Barbero, na data de ontem (09.01), cujo velório e sepultamento ocorrerá na cidade de Botucatu (SP). A profissional possuía larga experiência no campo da Psicologia Clínica e Psicanálise, era líder de pesquisa e membra do corpo docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Rondonópolis, desde 2006.

Formou-se em Psicologia em 1969, pela Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina. Possuía mestrado em Psicologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004).

Atuante em Mato Grosso há quase 20 anos, Gracyela deixa uma enorme contribuição científica para a Psicologia, com inúmeras publicações bibliográficas e pesquisas especialmente relacionadas às homossexualidades, violências de gênero, identidades, união afetiva homossexual, o papel da lei nas relações de violência, erotismo, dentre outras. Além disso atuou na coordenação de um projeto de pesquisa-intervenção na Cadeia Feminina da cidade de Rondonópolis.

O CRP18-MT manifesta condolências à família, à comunidade acadêmica da UFMT campus Rondonópolis e às(aos) amigas(os) de Gracyela. A psicologia perde uma excelente profissional, incentivadora e entusiasta da Psicologia, mas que deixa o seu importante legado.