NOTA DE APOIO  À COMUNIDADE INDÍGENA DA ALDEIA TADARIMANA

NOTA DE APOIO À COMUNIDADE INDÍGENA DA ALDEIA TADARIMANA

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) explana sua solidariedade ao povo indígena da aldeia Tadarimana. Na última sexta-feira (31), um incêndio atingiu grande parte da reserva. Infelizmente, a ação prévia dos moradores, no impulso de frear a propagação do fogo, e do corpo de bombeiros do município de Rondonópolis não foram suficientes.

Ainda não se sabe o que de fato causou o incêndio. A reserva é um dos maiores patrimônios do povo Boe Bororo e do Estado de Mato Grosso. É preciso respeitar aqueles que cujo princípios  além de lutar pela sobrevivência de um povo, garantir a proteção das matas e da biodiversidade que nela existe.

Confira a nota emitida por Marcelo Alves Terena Coguiepa, indígena da comunidade Boe Bororo, da Aldeia Tadarimana.

 

 

 

NOTA À POPULAÇÃO

 

É com muito pesar que compartilho esta nota para fazer alguns esclarecimentos a toda população circunvizinhas à aldeia Tadarimana, onde vivem a comunidade indígena Boe Bororo.

Na última sexta-feira(31) do mês de julho, ocorreu um incêndio de natureza ainda desconhecida por todos nós moradores da reserva Tadarimana, onde o fogo acabou se alastrando por grande parte da reserva.

Uma das primeiras hipóteses levantadas é que o fogo tenha começado de forma natural, através do reflexo de algum objeto nas folhagens secas, ocasionando a queima.

No primeiro momento, nós moradores tentamos dar o primeiro combate contra o fogo, porém a falta de equipamentos dificultou os trabalhos e o mesmo começou a adentrar na mata de difícil acesso.

Tivemos o apoio da equipe do corpo de bombeiros de Rondonópolis-MT no combate ao incêndio, porém não foi o suficiente.

Na manhã seguinte, a aldeia amanheceu toda esfumaçada e muito provavelmente as cidades no entorno da reserva Tadarimana também.

Nós indígenas, que sempre lutamos para garantir a proteção de nossas matas e da biodiversidade que nela existe, nos entristecemos com as consequências de uma queima de grande proporção igual a que se teve.

Além de ver toda a mata verde virar cinzas, ainda temos que lidar com as ofensas e calúnias por parte daqueles que desconhecem nossos princípios e nosso modo de vida, principalmente da relação de cumplicidade que temos com a natureza.

A reserva Tadarimana, com certeza, é o pulmão de todos nós e sem dúvidas é patrimônio de todos, pelo que ela nos proporciona em qualidade de vida.

Sei que o momento é crítico, mas não é oportuno achar que nós, moradores da reserva, sejamos os autores dessa tal barbaridade.

Pois, de fato, não compactuamos com esse tipo de atitude, é da mata que tiramos a maior parte do nosso sustento alimentar e nossa espiritualidade está diretamente ligada à natureza.

Necessitamos da floresta para usufruir dos recursos naturais para a prática cultural no nosso dia a dia.

Não se podem criar argumentos embasados em suposições ou momentos emocionais, cabe a todos nós sermos solidários, pois de alguma forma todos fomos prejudicados.

Como liderança indígena desta comunidade, peço a todos a compreensão e dizer da gratidão a todos por ter dedicado uns minutos para a leitura desta nota.

Agradeço também a todos que são simpatizantes da cultura indígena e que de alguma forma defende a nossa filosofia de vida.

 

Att.

Marcelo Alves Terena Coguiepa.

Indígena da comunidade Boe Bororo - Aldeia Tadarimana.