Neuropsicologia: CFP lança manual com orientações voltadas à atuação profissional ética e técnica
diem os processos de avaliação e de intervenção que caracterizam o trabalho da(o) neuropsicóloga(o).
“O Censo da Psicologia Brasileira aponta para um interesse cada vez maior por essa especialidade, e o lançamento deste manual é mais uma ação do Conselho Federal de Psicologia em atenção a essa demanda”, destacou a conselheira ao pontuar que ainda há poucas(os) profissionais que trabalham e desenvolvem atividades nessa área temática.
De acordo com a conselheira do CFP, o manual busca, portanto, contribuir para o fazer da Neuropsicologia, qualificando o trabalho dessas(es) profissionais e aproximando a categoria dessa temática. “A expectativa é que o manual funcione em conjunto com as demais normativas e publicações do CFP e seja utilizado como um guia para a atuação profissional ética e técnica no campo da Neuropsicologia”, conclui Izabel Hazin.
Sobre o manual
Orientado pelos princípios éticos e técnicos da profissão, o manual Neuropsicologia: Ciência e Profissão apresenta os conceitos e definições da avaliação neuropsicológica, as competências necessárias para atuar na área e os contextos em que tal especialidade se insere.
O documento também contempla aspectos da intervenção em Neuropsicologia – nos contextos da promoção da saúde, prevenção e reabilitação – e o arcabouço de materiais produzidos acerca da avaliação neuropsicológica.
Esse é o segundo produto consolidado pelo GT interno de Neuropsicologia do CFP, constituído por representantes do IBNeC, da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBN), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (Anpepp) e da Associação Brasileira de Neuropsicologia (Abranep).
Em novembro do ano passado, foi publicada a Cartilha Neuropsicologia: Ciência e Profissão com o intuito de sensibilizar estudantes, destacando aspectos históricos, fundadores e atuais expoentes na área, além de apresentar dicas para quem deseja ampliar conhecimentos e ter uma formação de qualidade neste campo.
Clique aqui para baixar o Manual Neuropsicologia: Ciência e Profissão
Saiba mais
Instituída como uma especialidade da Psicologia por meio da Resolução CFP nº 2/2004, a Neuropsicologia é hoje regulamentada pela Resolução CFP nº 23/2022, que delimita os objetivos da avaliação neuropsicológica, descreve as funções neuropsicológicas que devem ser identificadas e trabalhadas no processo de pesquisa, avaliação e intervenção/reabilitação psicológica.