Música e artesanato cuiabano chamam atenção na 2ª Mostra Nacional de Psicologia

Com intuito de apresentar a arte cuiabana para o Brasil, o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18/MT) está com estande na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. Desde a quinta-feira (20), profissionais e a presidente do CRP 18/MT, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, apresentam os artesanatos, música e adereços de Cuiabá e Mato Grosso para os visitantes e participantes do evento. Segundo Maria Aparecida, o estande tem como tema principal a “economia solidária” e devido aos produtos em exposição, a população tem se interessado e visitado com frequência o espaço.
Na tarde desta sexta-feira (21), a cantora renomada, Vera Capilé, realiza apresentação durante o evento nacional. O músico Abel Santos também participará da mostra e ressalta a beleza da viola de cocho. Artesanatos de profissionais de Rondonópolis, Dom Aquino e Cuiabá também estão expostos. Entre eles, os do artesão Ernane de Oliveira Monteiro, responsável pela Arte Cuyabana. Os itens apresentados por ele são as redes, tecidas a mão.
Para a presidente do Conselho, a cultura de Mato Grosso precisa ser repassada ao país. Somente desta forma se deixará um legado para a população, além de proporcionar recordações. “A Mostra Nacional está bastante interessante e as pessoas estão participando ativamente. São atividades que ajudarão na formação profissional dos psicólogos e também levará conhecimento para a população”.
Aberto ontem (20), o evento prossegue até amanhã (22), no Palácio das Convenções e Auditório Celso Furtado, no Parque Anhembi, em São Paulo. A programação foi elaborada com objetivo de comemorar os 50 anos da Psicologia no Brasil. Oficinas e trabalhos também estão sendo apresentados.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação