MT apresenta propostas em Congresso Nacional de Psicologia

MT apresenta propostas em Congresso Nacional de Psicologia

Mato Grosso apresenta cerca de 25 propostas durante o VIII Congresso Nacional de Psicologia (CNP), que será realizado entre 30 de maio a 2 de junho, em Brasília. O evento pretende estabelecer os caminhos da Psicologia no Brasil para os próximos três anos. Os itens foram formulados durante o I Congresso Regional de Psicologia, realizado em abril deste ano, que reuniu propostas debatidas por profissionais da área que integraram os pré-congressos em 6 municípios.

 
Segundo a coordenadora do COREP em Mato Grosso e tesoureira do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP 18/MT), Marisa Helena Alves, a formulação dos itens foi dividida de acordo com três eixos: 1) Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria; 2) Contribuições éticas, políticas e técnicas nos processos de trabalho e; 3) Ampliação da Participação da Psicologia e da sociedade nas Políticas Públicas.
 
“Foi a partir destas orientações que conseguimos redefinir o que será apresentado no CNP. As discussões junto com os delegados foram bastante tranquilas e abordaram as sugestões apresentadas pelos delegados. O que foi definido durante o evento contempla todas as proposições de forma democrática”, explicou Marisa Alves.
 
Entre as demandas que serão apresentadas estão: o fortalecimento da Psicologia junto aos órgãos gestores das políticas públicas para abertura de concursos públicos aos profissionais da área; a participação dos estudantes de Psicologia junto às demandas discutidas nos Conselhos Regionais; o estímulo na formação continuada dos psicólogos; a realização de encontros para divulgação dos avanços, perspectivas e desafios da profissão; como também destacar a importância da Psicologia nos serviços assistenciais e em situações emergenciais.
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação