Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS começa sexta em Cuiabá

Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS começa sexta em Cuiabá

Eventos

A I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – etapa Centro Oeste – será realizada esta semana entre os dias 28 e 29 de junho no auditório II Bloco C do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). O evento ocorre em parceria entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP MT).

Entre os objetivos do evento estão o compartilhamento, a reflexão e a construção de experiências, saberes e práticas sobre a presença da Psicologia na Política Pública de Assistência Social.

As submissões de trabalho ocorrerão apenas nas etapas regionais. Poderão ser submetidas propostas nas seguintes modalidades: Relato de experiência e Relato de pesquisa. Cada proponente poderá ser autora (or) principal em no máximo duas propostas.

As sugestões devem ser de experiências de atuação ou pesquisa, de psicólogas(os) na Política de Assistência Social, ainda que em atuações interdisciplinares e/ou intersetoriais. Portanto, mesmo que haja proponentes de outras áreas profissionais ou de outras políticas públicas, nas propostas submetidas, pelo menos uma(um) deve ser psicóloga(o) e atuar na assistência social, e é partir desta ótica que o trabalho deve ser escrito.

O evento contará com representantes de outros conselhos regionais de Psicologia e da conselheira federal Celia Zenaide. Dentre os convidados para palestrar está Enrico Martins Braga, especialista em dependência química, que fará a abordagem do tema: “A interface da Psicologia no SUAS com o Sistema de Justiça”.

Haverá ainda momento para que os conselhos regionais de Psicologia da região Centro Oeste apresentem as ações desenvolvidas pelas Comissões de Assistência Social. A conselheira Sheila Carla Gomes do CRP 18-MT será a responsável por apresentar as iniciativas relacionadas a Mato Grosso.

Na conferência de encerramento o tema “Psicologia no SUAS:  perspectivas e desafios no cenário de desmonte da Política de Assistência Social” será debatido pelo servidor público Leovane Gregório, gerente de Desenvolvimento e Capacitação de Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, e Solange Maria Rodrigues Pereira, psicóloga com especialização em Psicologia aplicada ao Social pela PUC/PR.

A I Mostra Nacional Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social ocorrerá pelo sábado de manhã e dividida em seis eixos:

EIXO I: Rede e intersetorialidade;

EIXO II: Identidades, saberes e territórios;

EIXO III: Práticas coletivas e processos grupais;

EIXO IV: Processos de trabalho e interdisciplinaridade;

EIXO V: Participação, construção do protagonismo e controle social

EIXO VI: Descriminalização da pobreza e combate ao preconceito.

Interessados podem fazer sua inscrição pelo link: http://www2.pol.org.br/inscricoesonline/mostranacional/2019/centrooeste

Confira a programação:

Sexta Feira – 28/06/2019

14h às 15h - Credenciamento;

15h as 15h30 - Mesa de Abertura:

- Celia Zenaide (Conselho Federal de Psicologia);

- Leovane Gregório – Conselheiro do CRP 01/DF;

- Karina Mendonça Santos – Conselheira Secretária e Coordenadora da Comissão de Psicologia na Assistência Social do CRP 09/GO;

- Irma Macário - Conselheira Presidente do CRP 14/MS

- Morgana Moreira Moura - Conselheira Presidente do CRP 18/MT

- Luiz Guilherme Araújo Gomes – Coordenador do Curso de Psicologia do UNIVAG

- Vanessa Rosa Nogueira da Silva – Membro do Fórum Estadual de

Trabalhadoras/es do SUAS - FETSUAS/MT;

- Cristina Setsuco Siqueira Saito – Superintende de Serviços Socioassistenciais da

Secretaria Adjunta de Assistência Social / Secretaria de Estado de Assistência

Social e Cidadania – SETASC/MT

15h30 às 16h –

Apresentação Cultural: Jogral sobre Trabalho Infantil

Crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município de Várzea Grande – MT.

16h às 18h - Conferência de Abertura: Tema: A interface da Psicologia no SUAS com o Sistema de Justiça.

Especialista Convidado: Enrico Martins Braga

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC-Minas, linha de pesquisa: Intervenções Clínicas e Sociais. Especialista em Dependência Química pela Universidade

Federal de São João Del-Rei e graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva. Analista de Políticas Públicas na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, onde coordena a regulação do acesso às Unidades de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes e a equipe responsável pelo apoio técnico à gestão e ao provimento desse Serviço da Proteção Social Especial de Alta Complexidade na Subsecretaria de Assistência Social. Possui experiência nas seguintes sub-áreas: Psicologia e Políticas Públicas, Psicologia Jurídica e Psicologia Clínica, com atuação nos seguintes temas: Toxicomania, Psicanálise, Medidas Socioeducativas e Protetivas, Sistema Único de Assistência Social, Proteção Socioassistencial e Prevenção à Criminalidade. Foi Integrante do coletivo ampliado do Conselho Federal de Psicologia e membro da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (2014-2016). Membro-fundador e atual presidente da Associação Brasileira de Psicologia na Assistência Social - ABRAPAS.

Mediador(a): - Karina Mendonça Santos – Conselheira Secretária e Coordenadora da Comissão de Psicologia na Assistência Social do CRP 09/GO;

Intervalo: 18h às 19h

19h às 21h - Mesa Temática Regional:

Ementa: Apresentar em âmbito regional as ações desenvolvidas pelas Comissões de Psicologia na Assistência Social dos Conselhos Regionais da Região Centro Oeste.

- Leovane Gregório – Conselheiro do CRP 01/DF;

- Karina Mendonça Santos – Conselheira Secretária e Coordenadora da Comissão de Psicologia na Assistência Social do CRP 09/GO;

- Irma Macário - conselheira presidente do CRP 14/MS;

- Sheila Carla Gomes – conselheira coordenadora da Comissão de Psicologia na Assistência Social do CRP-18/MT

Mediador(a): Célia Zenaide da Silva - conselheira do XVII Plenário do CFP (Região Sudeste). Representante suplente do CFP na Secretaria Executiva do Fórum Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (FNTSuas). Psicóloga da rede de Assistência Social em Campinas/SP.

 

Sábado dia 29/06

08h30 às 11h30 - Mostra de Práticas em Psicologia na Assistência Social

EIXO I: Rede e intersetorialidade;

EIXO II: Identidades, saberes e territórios;

EIXO III: Práticas coletivas e processos grupais;

EIXO IV: Processos de trabalho e interdisciplinaridade;

EIXO V: Participação, construção do protagonismo e controle social

EIXO VI: Descriminalização da pobreza e combate ao preconceito.

14h às 16h

Conferência de encerramento: Psicologia no SUAS: perspectivas e desafios no cenário de desmonte da Política de Assistência Social.

Palestrantes: Leovane Gregório – Servidor público da área da Assistência Social há mais de 20 anos. Gerente de Desenvolvimento e Capacitação de Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal. Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia 1ª Região / CRP 01-DF e membro da Coordenação Estadual do Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUAS.

Solange Maria Rodrigues Pereira – Psicóloga com especialização em Psicologia aplicada ao Social pela PUC/PR. Servidora pública do município de Pinhais na Secretaria Municipal de Assistência Social, com atuação na Proteção Social Básica e Especial. Conselheira do Conselheiro Regional de Psicologia do Paraná (2013-2016). Membro da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do Conselho Federal de Psicologia – CONPAS/CFP.

Mediador(a): Junio de Souza Alves – Psicólogo pela PUC-GO. Especialista em Gestão de Saúde. Psicólogo do Centro de Referência Especializado em Assistência Social de São Felix do Araguaia. Conselheiro e membro da Comissão de Psicologia de Assistência Social – CRP/18.