Mesas-redondas discutem Psicologia e Educação e Psicanálise e Cultura

Alunos e profissionais de psicologia participaram ontem (23) à tarde de duas mesas-redondas sobre os temas “Psicologia e Educação” e “Psicanálise e Cultura”, no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), em Várzea Grande. As discussões fazem parte da programação do I Encontro Integrado de Psicologia em Mato Grosso, realizado pelo Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT), juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Cuiabá (Unic) e Univag.
A roda de conversa sobre Psicologia e Educação foi ministrada pela professora doutora Marilene Proença, da Universidade de São Paulo (USP/SP) e teve como mediadoras as professoras doutoras Jane Teresinha Domingues Cotrin, da UFMT e Univag, e Daniela B. S. Freire Andrade, da UFMT. Já a mesa-redonda sobre Psicanálise e Cultura foi proferida pela professora doutora da UFMT, Vera Lucia Blum. A professora Vanda Basso, da Univag, e a professora Ruth Feuerharmel, da Unic, foram as mediadoras.
Segundo a aluna do oitavo semestre de Psicologia da UFMT, Izabela Michelete, participar do encontro é uma oportunidade de trocar experiências e se preparar para encarar o mercado de trabalho. “Estou no meu último semestre da faculdade, sempre dá aquele medo e insegurança a respeito da sua preparação para atuar na profissão. Ao participar do evento, podemos tirar várias dúvidas com profissionais experientes e também aprender um pouco mais. É uma oportunidade para discutir temas relevantes e atuais da nossa profissão”.
Aprendizado, troca de experiências, atualização e orientação também para os que acabaram de ingressar na faculdade. É o caso da aluna do primeiro semestre da UFMT, Heloise Costenaro, que ainda não sabe qual área da psicologia deseja atuar. “Estar participando de um evento como este é ótimo. Acabei de entrar na universidade e estou um tanto quanto perdida. Ao participar de debates, palestras e minicursos poderei ter uma ideia de como funcionam algumas áreas da psicologia que ainda não conheço”.
A programação do I Encontro Integrado de Psicologia em Mato Grosso continua até sexta-feira (26). Hoje (24), as atividades iniciam às 14h, no bloco C da Unic, onde será realizada a 1ª Mostra de práticas e pesquisas em Psicologia de Mato Grosso. Mais a noite, às 18h30, no teatro da UFMT, será realizada a palestra “Envelhecimento como processo psicossocial”.
 
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação