Melhoria no exercício da profissão e demais temas pertinentes à Psicologia são debatidos em pré-congressos

Melhoria no exercício da profissão e demais temas pertinentes à Psicologia são debatidos em pré-congressos

CRPMT 18

Temas relacionados à prática da Psicologia, melhorias do exercício da profissão, aproximação com instituições de ensino superior, além de pautas ligadas às temáticas sociais foram debatidas durante a realização dos últimos pré-congressos realizados em Alta Floresta, Primavera do Leste e Barra do Garças.

Em Alta Floresta, o evento realizado no dia 12 de janeiro, os participantes elegeram cinco delegadas(os) e cinco suplentes para participarem do Congresso Regional de Psicologia (Corep). Foram apresentadas 16 propostas referente à participação em instâncias de controle social, divulgação da prática da Psicologia, dentre outras propostas para melhoria do exercício da profissão.

Na cidade de Primavera do Leste, o pré-congresso contou com a escolha de 5 delegadas(os) titulares e foram apresentadas 11 propostas referente à ampliação e participação nos conselhos do controle social, mobilização da categoria, especialmente em regiões do interior de Mato Grosso, aproximação com as instituições de ensino superior, defesa dos direitos humanos além de melhorias para o desempenho da profissão.

No dia 18 de janeiro, o pré-congresso foi realizado em Barra de Garças onde elegeu 6 delegadas(os) titulares e 16 propostas foram apresentadas tratando-se de a estratégias de diálogos do CRP com a categoria, aproximação do conselho com a categoria, fomentar discussões referente a políticas públicas dentre outras propostas para melhoria do exercício da profissão.

O CRP 18-MT ressalta a importância desse momento para organizar e mobilizar os profissionais de Mato Grosso, para contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão. Esse também é o momento de deliberar sobre propostas referentes à estrutura temática e definir as políticas regionais e nacionais a serem apresentadas no Congresso Regional de Psicologia (CORPE) e, posteriormente no Congresso Nacional de Psicologia (CNP).

3º COREP

O COREP está agendado para os dias 06 e 07 de abril de 2019, em Cuiabá, e será composto pelas delegadas eleitas nos pré-congressos, que deverão apreciar, sistematizar e aprovar as propostas que irão para a etapa nacional do CNP. No COREP também é ainda garantido espaço de articulação para composição, inscrição e apresentação de chapas que concorrerão ao mandato do IV Plenário do CRP-18/Gestão 2019-2022.

Vale destacar que o COREP não é congresso de debate científico. As propostas são diretrizes gerais sobre um tema ou uma área da Psicologia que deverão nortear a atuação da próxima gestão dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia.

Visando a ampliação dos mecanismos de participação on-line, será possível receber propostas da categoria pelo e-mail contato@crpmt.org.br até 31 de janeiro, as quais deverão compor o conjunto de propostas a serem deliberadas nos pré-congressos, por meio de formulário anexo, que será disponibilizado no site do CRP-18 MT.

Os interessados em participar dos Pré-Congressos podem enviar nome e cidade para o e-mail crepop@crpmt.org.br, solicitando sua inscrição no evento.