Mato Grosso promove I Encontro Integrado de Psicologia

O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT), em comemoração ao dia 27 de agosto, Dia do Psicólogo, realiza, juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Cuiabá (Unic) e o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), o I Encontro Integrado de Psicologia em Mato Grosso, de 22 a 26 de agosto. A parceria do CRP/18 MT com as universidades, que realizarão um evento integrado, será para debater o tema “Políticas públicas e práticas em psicologia”.
Durante toda a semana, serão realizadas diversas palestras, debates, oficinas, apresentação de trabalhos e minicursos. Segundo a presidente do CRP/18 MT, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, “tanto as palestras quanto as oficinas tornam-se ferramentas importantes para a busca da excelência e qualidade profissional no mercado de trabalho que se mostra cada vez mais exigente e seletivo. Dessa forma, as atividades oferecidas devem contribuir para a formação do aluno, que atuará nos mais diversos cenários, exercendo funções como facilitador no campo psicológico”.
Entre os assuntos que serão abordados nas palestras e conferências estão: políticas públicas emergentes e assistência social; psicanálise e cultura; o retorno das explicações organicistas na educação: medicalização e medicação na escola; envelhecimento como processo psicossocial e experiência dos CAPS em Brasília. O evento contará com a participação da professora doutora Neuza Maria de Fátima Guareschi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); da professora doutora Marilene Proença, da Universidade de São Paulo (USP/SP); da professora mestre Irene Maurício do Nascimento de Lima, da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP/MT); do professor doutor José Eduardo Pandossio, da Universidade de Brasília (UNB); entre outros.
Para Maria Aparecida Fernandes, a parceria com as três universidades em um evento integrado demonstra a preocupação do CRP/18 MT com a formação dos profissionais de psicologia e com a comunidade. “Pela primeira vez no Estado de Mato Grosso é realizada uma parceria como esta. O encontro propiciará um espaço para que acadêmicos, professores, e profissionais da área possam ampliar o conhecimento e debater questões que enfrentam diariamente no estudo e na prática da psicologia. Desse modo, os alunos poderão aproximar os ensinamentos que aprenderam internamente na faculdade com a realidade social”, frisa a presidente.
 
Clique aqui para conferir a programação completa do I Encontro Integrado de Psicologia em Mato Grosso.
 
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação