Mapeamento sobre Avaliação Psicológica na pandemia é apresentado em evento nacional

Mapeamento sobre Avaliação Psicológica na pandemia é apresentado em evento nacional

CRPMT 18

 

O CRP18-MT esteve representado no 10º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, realizado virtualmente e que reuniu profissionais, estudantes e pesquisadores da área da Psicologia. Este ano o tema escolhido foi “Avaliação Psicológica em novos tempos: saúde, cuidado e compromisso social”. Para o evento, o Conselho apresentou resultados do mapeamento realizado entre psicólogas (os) com atuação na Avaliação Psicológica no cenário da pandemia de Covid-19.

A representante do CRP18-MT no Congresso foi a coordenadora da Comissão de Avaliação Psicológica do Conselho, Kamila Cristina da Costa. De acordo com levantamento realizado pela autarquia, o distanciamento social causou interferências e dificuldades no processo da avaliação psicológica, entre elas, muitas questões ligadas a tecnologia, plataformas digitais e o sigilo das avaliações no ambiente virtual.

Do total de profissionais entrevistados, 25% possuíam dúvidas em relação à prática da Avaliação Psicológica, entre elas questões como a possibilidade de realização do atendimento à distância, ferramentas digitais e a preocupação quanto ao cumprimento de aspectos éticos durante o processo. Os profissionais, cerca de 75% dos entrevistados, também indicaram a necessidade de formação, grupos de discussão, lives e outras formas de socialização para tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos sobre o assunto.

“Foi muito interessante poder apresentar o estudo e a realidade de Mato Grosso no contexto da pandemia. Recebemos alguns feedbacks sobre o trabalho e apontamentos que serão levados à categoria”, destacou a conselheira Kamila Cristina da Costa. O banner virtual apresentado no Congresso contou ainda com o apoio das professoras Rosângela Katia Sanches Ribeiro e Tatiane Lebre Dias.

 O “Mapeamento de profissionais atuantes nos contextos da Avaliação Psicológica e suas práticas no cenário atual de distanciamento social” pode ser acessado na íntegra, clicando AQUI.