Live do CRP18-MT discute questões raciais e Psicologia

Live do CRP18-MT discute questões raciais e Psicologia

CRPMT 18

“Questões raciais nas atuações em Psicologia” é o tema da primeira live organizada pela Comissão de Relações Étnicos Raciais em Psicologia do CRP18-MT. O evento acontece nesta quinta-feira (19), a partir das 19h, no canal do Conselho no Youtube. O assunto será abordado às vésperas do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, trazendo a discussão sobre questões raciais na educação, assistência social, saúde mental, entre outras áreas.

O bate papo será coordenada pela assessora técnica e pesquisadora do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), Érika de Oliveira. A mediação ficará com a psicóloga, especialista em Saúde Pública e coordenadora da Comissão de Relações Étnicos Raciais em Psicologia do CRP18-MT, Tatiane Costa. Ela conta que além de ser a primeira live organizada pelo grupo, a discussão será realizada em meio às atividades pelo Dia da Consciência Negra, reforçando a importância do tema. 

“A Psicologia lida com o sofrimento humano e o racismo é algo que pode resultar em uma série de consequências prejudiciais a quem sofre. Ansiedade, transtornos mentais, isolamento social por não se sentir pertencente a um determinado grupo são algumas delas. É importante aprendermos a lidar com estas situações e debater questões raciais é fundamental para isso”, acrescenta Tatiane.

Outras três psicólogas participarão da live como convidadas. São elas, Camila Rodrigues, mestra em Psicologia pela UFMG, coordenadora da Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) e colaboradora das comissões de Psicologia na Assistência Social e Relações Étnico-Raciais na Psicologia do CRP18-MT; Emanuelle Souza, mestra em Educação das Relações Sociais pela UFMT e psicóloga educacional na Secretaria de Educação de Cuiabá; e Jessica Cantão, Psicóloga clínica e colaboradora da Comissão de Relações Étnico-Raciais na Psicologia do CRP18-MT.

Durante a live serão lidas e respondidas perguntas, fomentando a discussão entre as convidadas.