III Congresso Brasileiro de Saúde Mental é um sucesso

Com 6970 inscritos, o III Congresso Brasileiro de Saúde Mental contou com participantes de todos os Estados brasileiros e vários convidados internacionais, no período de 07 e 09 de junho, em Fortaleza, Ceará. Foram realizadas centenas de atividades científicas e culturais com ampla participação, perguntas e debates. Praticamente todas as salas ficaram lotadas.
Em votação realizada durante a assembleia da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), foi aprovada como sede do IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental, a cidade de Manaus. O compromisso dos proponentes é de que o congresso não seja uma realização apenas do Estado do Amazonas, mas de todos os Estados da região Norte.
Foi aprovada ainda a proposta de realização de um Fórum Nacional de Direitos Humanos e Saúde Mental na cidade de São Paulo, no próximo ano. Devido ao grande número de problemas e retrocessos que vêm ocorrendo neste aspecto da violação dos direitos humanos no campo da saúde mental, tais como as internações compulsórias, a proliferação das "comunidades terapêuticas", a crescente mortalidade nos hospitais psiquiátricos, particularmente no Estado de São Paulo, a realização deste fórum será de grande oportunidade política.
Outra decisão importante foi a criação de comissões temáticas da Abrasme, que serão constituídas por um determinado número de associados que se dedicam a algum tema em especial e que construirão uma agenda política sobre o tema para a Abrasme, contribuindo nas decisões e manifestações políticas da entidade e na organização do programa relacionado ao tema nos futuros congressos e fóruns.
 
Fonte: Site do III Congresso