II Jornada Mato-grossense de Terapia Familiar e de Casal será amanhã

Com o advento da internet as relações sociais mudaram. No ciclo familiar, estas novas configurações, aliadas a fatores externos como drogas e distúrbios de desatenção e hiperatividade, trouxeram novos conflitos cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Partindo destas questões, neste sábado (26) ocorre a II Jornada Matro-grossense de Terapia Familiar e de Casal no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Mato Grosso (Adufmat), campus de Cuiabá. O evento tem como tema "Os Desafios da Sociedade Contemporânea" e é promovido pela Associação Mato-grossense de Terapia Familiar e de Casal (Amatef).
O objetivo do encontro é o aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de psicologia, pedagogia, medicina, terapeutas familiares, serviço social e estudantes, bem como aqueles que se interessam e estudam as relações familiares e suas características. De acordo com a presidente em exercício, Yvone Ricci Boaventura, a escolha dos temas da programação está de acordo com a dinâmica social e profissional do segmento. “São temas comuns vividos pelas famílias contemporâneas e estão em voga nos consultórios dos profissionais que atuam na área”, explica a psicóloga e terapeuta familiar.
A programação começa com um curso sobre as “Repercussões do TDAH na Família e na Escola”, ministrado pela psiquiatra da infância e adolescência Dra. Ana Cristina Gonsalves, que orienta pais e professores a acompanhar as vivências sociais de uma pessoa que tem este transtorno mental, que atinge até 5% das crianças na fase escolar. No período da tarde, mais três palestras completam a programação. A primeira delas é com a doutora em psicologia pela PUC, Maria Rita Seixas, também autora de uma série de livros sobre o assunto. O tema da palestra é “O Terapeuta de Família trabalhando valores e a cultura de paz”.
Logo em seguida a professora e mestre Sheila Araújo, levanta o tema “Mídias Sociais: Transformadora de Relações Familiares”, onde explica o novo fenômeno das redes sociais na internet, TV e propagandas publicitárias e as conseqüências do seu uso na vida familiar. Para completar o dia de aperfeiçoamento, a psicóloga, diretora científica e docente do Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI) ministra uma palestra sobre as drogas na família, como reconhecer, dialogar e conduzir a situação.
A II Jornada de Terapia Familiar já conta com as inscrições abertas, que podem ser feitas pelo site www.amatef.org ou pelo telefone (65) 3241 5227.   
A Associação Mato-grossense de Terapia Familiar e de Casal (Amatef) tem por finalidade congregar os profissionais da área de Saúde Mental e profissões afins que trabalham ou tenham interesse na área de Terapia Familiar e de casal, buscando, através de suas diversas atividades, contribuir para o aprimoramento técnico e científico dos mesmos.
 
 
Fonte: Amatef