II Congresso Mineiro de Psicologia: CRP18-MT participa de evento que discute Direitos Humanos e Cidadania
CRPMT 18
Fonte: Vino Andrade Assessor de Comunicação do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso 18ª Região
No marco das comemorações dos 50 anos do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), foi realizado o “II Congresso Mineiro de Psicologia - Direitos Humanos, Cidadania e Profissão”. O evento, promovido pelo CRP-MG, reuniu profissionais, estudantes e especialistas de todo o país para debater temas centrais à Psicologia, com foco em práticas éticas e inclusivas.
Representando o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT), a psicóloga Jordana Luz Queiroz Nahsan, integrante da Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas na Psicologia (CDHPP), esteve presente, contribuindo com a sua experiência e perspectivas sobre os direitos sexuais e reprodutivos das pessoas que gestam.
Durante o evento, diversos temas foram abordados, destacando-se a importância de incluir saberes e práticas indígenas na construção de uma Psicologia mais diversa. Entre as palestrantes, Vanessa Terena, do CRP de Mato Grosso do Sul, e Ednalso Rodrigues Xukuru, da Secretaria de Atenção à Saúde Indígena, trouxeram reflexões sobre identidade, racismo e saúde mental indígena. Outras profissionais, como Jaqueline Gomes de Jesus e Jeanne Tavares, também enriqueceram os debates, contribuindo com suas pesquisas sobre cultura, identidade e diversidade.
A participação de Jordana Luz no Congresso foi fundamental para fortalecer a rede de profissionais e ativistas que atuam na defesa dos direitos humanos e na promoção de políticas públicas. A conselheira destacou a necessidade de desenvolver políticas inclusivas e interseccionais que considerem gênero, raça, classe e orientação sexual, especialmente no contexto das pessoas que gestam.
Para o CRP18-MT, a participação no evento trouxe novos conhecimentos e práticas que serão aplicados no aprimoramento nas ações e eventos promovidos pelo Conselho, ampliando as discussões para o contexto local e regional. Jordana reforçou a importância de trazer essas reflexões para Mato Grosso, promovendo eventos que envolvam outros Conselhos Regionais e que valorizem os saberes e práticas indígenas e quilombolas, contribuindo para a construção de uma Psicologia mais inclusiva e diversa.
O CRP18-MT segue comprometido com a atualização e promoção de debates que impactem positivamente o exercício profissional da Psicologia no estado, garantindo que as práticas desenvolvidas estejam em consonância com as demandas atuais e contribuam para um ambiente mais justo e ético para todas as profissionais e usuárias.
GRUPO DE WHATSAPP - BOLETIM CRP18-MT
O CRP18-MT criou o grupo de WhatsApp "Boletim CRP18-MT" como um canal institucional para disseminação de informações e atualizações importantes sobre a Psicologia. O grupo é destinado exclusivamente à comunicação oficial do Conselho. Se você deseja participar, basta acessar o link a seguir: Link para o grupo de WhatsApp.
Contamos com sua participação para o fortalecimento da Psicologia em Mato Grosso!
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.