II Congresso Mineiro de Psicologia: CRP18-MT participa de evento que discute Direitos Humanos e Cidadania

II Congresso Mineiro de Psicologia: CRP18-MT participa de evento que discute Direitos Humanos e Cidadania

CRPMT 18

   No marco das comemorações dos 50 anos do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), foi realizado o “II Congresso Mineiro de Psicologia - Direitos Humanos, Cidadania e Profissão”. O evento, promovido pelo CRP-MG, reuniu profissionais, estudantes e especialistas de todo o país para debater temas centrais à Psicologia, com foco em práticas éticas e inclusivas.

   Representando o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT), a psicóloga Jordana Luz Queiroz Nahsan, integrante da Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas na Psicologia (CDHPP), esteve presente, contribuindo com a sua experiência e perspectivas sobre os direitos sexuais e reprodutivos das pessoas que gestam.

   Durante o evento, diversos temas foram abordados, destacando-se a importância de incluir saberes e práticas indígenas na construção de uma Psicologia mais diversa. Entre as palestrantes, Vanessa Terena, do CRP de Mato Grosso do Sul, e Ednalso Rodrigues Xukuru, da Secretaria de Atenção à Saúde Indígena, trouxeram reflexões sobre identidade, racismo e saúde mental indígena. Outras profissionais, como Jaqueline Gomes de Jesus e Jeanne Tavares, também enriqueceram os debates, contribuindo com suas pesquisas sobre cultura, identidade e diversidade.

   A participação de Jordana Luz no Congresso foi fundamental para fortalecer a rede de profissionais e ativistas que atuam na defesa dos direitos humanos e na promoção de políticas públicas. A conselheira destacou a necessidade de desenvolver políticas inclusivas e interseccionais que considerem gênero, raça, classe e orientação sexual, especialmente no contexto das pessoas que gestam. 

   Para o CRP18-MT, a participação no evento trouxe novos conhecimentos e práticas que serão aplicados no aprimoramento nas ações e eventos promovidos pelo Conselho, ampliando as discussões para o contexto local e regional. Jordana reforçou a importância de trazer essas reflexões para Mato Grosso, promovendo eventos que envolvam outros Conselhos Regionais e que valorizem os saberes e práticas indígenas e quilombolas, contribuindo para a construção de uma Psicologia mais inclusiva e diversa.

   O CRP18-MT segue comprometido com a atualização e promoção de debates que impactem positivamente o exercício profissional da Psicologia no estado, garantindo que as práticas desenvolvidas estejam em consonância com as demandas atuais e contribuam para um ambiente mais justo e ético para todas as profissionais e usuárias.

GRUPO DE WHATSAPP - BOLETIM CRP18-MT

O CRP18-MT criou o grupo de WhatsApp "Boletim CRP18-MT" como um canal institucional para disseminação de informações e atualizações importantes sobre a Psicologia. O grupo é destinado exclusivamente à comunicação oficial do Conselho. Se você deseja participar, basta acessar o link a seguir: Link para o grupo de WhatsApp.

Contamos com sua participação para o fortalecimento da Psicologia em Mato Grosso!