Fórum realiza campanha pelo fim da violência contra as mulheres

O Fórum de Articulação de Mulheres de Mato Grosso (FAMMT) realiza durante os meses de novembro e dezembro uma série de atividades que integram a Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A campanha é mundial e prossegue em Cuiabá até o dia 10 de dezembro.
A campanha foi lançada em 1991 pelo Center for Women's Global Leadership - CWGL (Centro de Liderança Global de Mulheres), com o objetivo de promover debates e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres e para lutar contra toda forma de preconceito, opressão e discriminação sofridos pela mulher.
Promover a sensibilização sobre a violência baseada no gênero como uma violação aos Direitos Humanos é a proposta da campanha que, no Brasil, termina na data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos – 10 de dezembro.
Em Mato Grosso, a campanha é promovida pelo Fórum de Articulação de Mulheres de Mato Grosso (Fammt), Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Ced/MT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Secretarias de Estado de Educação (Seduc/MT) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/MT), entre outras instituições e organizações sociais.
Programação
4 de dezembro - Oficina de Elaboração de Cartazes para Marcha
Local: Departamento Serviço Social da UFMT
 
5 de dezembro – 9 horas: Dia Nacional da Campanha Laço Branco – Audiência Pública
Local: Câmara Municipal de Cuiabá
 
8 de dezembro – 9 horas: Marcha das Mulheres contra a Mídia Machista
Local: Concentração na Praça Maria Taquara
 
10 de dezembro – 14 horas: Audiência Pública sobre o Tráfico de Pessoas
Local: Assembleia Legislativa de Mato Grosso
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação (com informações da Coordenação da Campanha)