Fiscalização do CRP 18-MT apreende material irregular aplicado em exames psicológicos

Fiscalização do CRP 18-MT apreende material irregular aplicado em exames psicológicos

CRPMT 18

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) apreendeu grande quantidade de material irregular para aplicação de testes psicológicos no dia 15 de junho em um hotel da Capital. O conteúdo foi encontrado com candidatos ao concurso que ocorreria no dia seguinte na cidade de Várzea Grande.

O material consiste em fotocópias de folhas de respostas e crivos de correção de testes de uso exclusivo da(o) psicóloga(o). No momento da apreensão, os 5 (cinco) candidatos, alguns deles que informaram serem provenientes do estado do Rio de Janeiro, disseram ter encontrado os materiais na internet. Mas um deles confessou ter pago para ser treinado para a avaliação.

Uma análise feita pela fiscalização mostrou que foram retiradas informações que identificassem as(os) profissionais responsáveis, o que leva a considerar a possibilidade de que um(a) psicóloga(o) possa ter cedido ou ensinado os candidatos. O CRP18-MT está tentando contatar a banca avaliadora do concurso para verificar como o teste foi aplicado.

A autarquia tem realizado visitas e orientações sobre o uso do teste psicológico no estado de Mato Grosso. No começo deste ano, em função de concurso público também, houve denúncia de oferta de cursos preparatórios para a fase da avaliação psicológica na cidade de Cáceres. O CRP, por meio de sua Assessoria Jurídica, notificou extrajudicialmente os realizadores.

O CRP18-MT alerta a sociedade e as(os) profissionais que a posse de material de teste psicológico por não psicóloga(o) constitui crime passível de pena. E que o ensino de técnicas e testes psicológicos de uso exclusivo da(o) psicóloga(o) por pessoas que não tenham formação na área também é crime.

A(o) candidata(o) que é treinada(o) para a avaliação psicológica, seja por psicóloga(o) ou não, está sendo enganada(o) pela(o) profissional e levada(o) ao cometimento de crime também. Quaisquer dúvidas relacionadas à atividade podem ser sanadas com a Coordenação da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP18-MT.