Ética na Formação é abordada em encontro nacional da Abep

A presidente do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT), Maria Aparecida de Amorim Fernandes, participou do VIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), realizado no período de 7 a 10 de setembro, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Com o tema “Ética na Formação”, o evento reuniu estudantes, profissionais, coordenadores de cursos, professores, pesquisadores, gestores de órgãos governamentais e interessados na qualificação do ensino e formação em psicologia.

As atividades científicas e culturais organizadas no encontro foram elaboradas na perspectiva do aprimoramento dos profissionais e estudantes que atuam na formação em psicologia. O encontro, realizado a cada dois anos, visa trilhar o caminho da reflexão sobre o ensino e a formação em psicologia da melhor qualidade, frente às exigências das políticas educacionais para o ensino superior no Brasil e as urgências que a sociedade impõe no compromisso de torná-la mais inclusa para todos.

Para a presidente do CRP/18 MT, Maria Aparecida Fernandes, os temas debatidos no encontro são de grande importância no que se refere às discussões sobre políticas e práticas do ensino superior da área de Psicologia. “Os debates nos ajudaram a pensar sobre a questão dos parâmetros curriculares de psicologia”, afirma.

Durante o VIII Encontro Nacional da Abep foram realizadas várias atividades entre mesas-redondas, conferências, fóruns, sessões de comunicação e pôsteres, inclusive com a participação de profissionais fora do país, o que estabeleceu a troca de saberes e experiências. Uma atividade especial foi promovida para os professores de psicologia: Oficinas de Ensino onde grupos de docentes, apoiados por especialistas da área, socializaram temas que são abordados na formação em psicologia com o ensino da avaliação psicológica, ética, desenvolvimento humano, saúde do trabalhador, políticas publicas, orientação, psicoterapia, entre outros.

 

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação