Estudantes e profissionais participam do 1º Encontro de Psicologia e Educação
“Os trabalhos dos profissionais de Psicologia só terão êxito se houver uma aliança com a sociedade para discutir questões que inquietam a população. A Educação é uma delas”. Com essas palavras, a presidente do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP 18/MT), Maria Aparecida de Amorim Fernandes, abriu o 1º Encontro de Psicologia e Educação de Mato Grosso, na manhã desta sexta-feira (03).
Centenas de psicólogos e estudantes de Psicologia se reuniram no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) para o evento, que tem o objetivo de discutir o estado atual das práticas e pesquisas em Psicologia e Educação, e contou com a participação de profissionais renomados, como a professora doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Marilene Proença.
A conferência “Retrospectiva histórica da atuação do psicólogo na Educação e perspectivas atuais” foi ministrada por Marilene Proença. “A Psicologia na relação com a Educação tem uma história de mais de cem anos e tem revisto as práticas para construir um trabalho, por parte dos psicólogos, cada vez com mais qualidade”.
Ela disse ainda que é preciso expandir o modelo institucional de atuação das escolas, já implantado em algumas cidades, que leva em conta a dimensão do cotidiano nas instituições escolares. “A escola está inserida no contexto da sociedade e isso precisa ser levado em conta. O trabalho deve ser interdisciplinar”, afirma Marilene Proença.
Estudantes e profissionais consideraram o evento uma boa oportunidade de aprendizado. “Foi muito interessante, porque consegui saber um pouco mais sobre as práticas atuais na área, além de compartilhar experiências”, declarou Ariadne Ribeiro de Moraes, 33, psicóloga há seis anos.
“Sempre tive interesse pela área de Educação e estou fazendo uma pesquisa sobre o assunto. É interessante vir a esses encontros também porque aprendemos, com os relatos, um pouco mais sobre a prática da profissão”, contou Janaína Santos de Souza, 22, que está no 7º semestre do curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O 1º Encontro de Educação e Psicologia foi realizado pelo CRP 18/MT em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação de Mato Grosso, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e com as secretarias Municipal e Estadual de Educação.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação