
Encontro em Alta Floresta celebra Dia do Psicólogo
O Dia da (o) Psicóloga (o) foi comemorado em Alta Floresta no dia 27 de agosto com um encontro que reuniu profissionais da cidade e de municípios circunvizinhos, organizado pelo Núcleo Regional de Psicologia do Norte de Mato Grosso, por iniciativa das (os) próprias (os) psicólogas (os) da região.
O psicólogo Ismael Pereira dos Santos, presidente do Núcleo, explica que o encontro é realizado anualmente em Alta Floresta como uma maneira de reunir as (os) profissionais, dialogar sobre a profissão e promover uma troca experiências. “O que o pessoal mais colocou é que aqui na nossa região a Psicologia está ganhando muito espaço, principalmente na área da educação, tanto de nível superior quanto de nível técnico”, ressalta.
As (os) psicólogas (os) aproveitaram o encontro para discutir a importância da pesquisa “O CRP quer ouvir você”, lançada pelo Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso para marcar o “Mês do Psicólogo”. Ismael informa que a iniciativa foi elogiada. “Muitos se queixam da falta de proximidade do CRP e viram como uma atitude positiva uma vez que o Conselho está chamando os profissionais para contribuir com a gestão. Isso foi um ponto positivo”, avaliou. Ele aproveitou a oportunidade para passar todos os contatos da autarquia e colocá-la à disposição das (os) profissionais.
Segundo o presidente, foi colocado por alguns participantes que ações do tipo são importantes para saber como está a Psicologia na região. “A gente sabe que tem muitos profissionais que acabam tendo condutas que não condizem com a esperada, antiéticas, e muitas vezes por considerarem que falta fiscalização ou de achar que não tem quem fiscalize. O fato de o CRP estar se posicionando dessa maneira deixa o profissional sabendo que está sendo assistido de uma certa maneira”, salienta.
Outro tema tratado foi “O que podemos fazer para melhorar?”, acrescenta Ismael. “Eles citaram a possibilidade de avançar nos encontros realizados na região. Por exemplo, de trazer representantes do CRP para cá”, cita. De efetivo, segundo ele, foi decidido pela realização de encontros temáticos já a partir do mês de setembro, com periodicidade de dois meses e cronograma pré-estabelecido, para que as (os) profissionais possam se organizar. O primeiro será no último sábado do mês de setembro (30) e o tema abordado será “A atuação do psicólogo junto ao NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Soebras)”, além da área clínica e também políticas públicas de saúde e assistência social, com a participação da psicóloga Suzane Favetti, que atua em Alta Floresta.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação