Encerramento dos COREPSIs marca fim do prazo para inscrição de chapas nas Eleições 2025 do Sistema Conselhos de Psicologia

Encerramento dos COREPSIs marca fim do prazo para inscrição de chapas nas Eleições 2025 do Sistema Conselhos de Psicologia

CRPMT 18

O encerramento dos Congressos Regionais de Psicologia (COREPSIs), realizado no último domingo (23), marcou também o término oficial do período de inscrição de chapas para as Eleições 2025 do Sistema Conselhos de Psicologia. Ao todo, 75 chapas foram cadastradas para concorrer às gestões dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP) em todo o país.

As comissões eleitorais responsáveis pela condução do processo destacaram que o último dia para submissão de candidaturas foi no sábado (22), dentro da programação dos COREPSIs, evento que envolveu intensos debates sobre os rumos da Psicologia no Brasil.

CRP18-MT conta com quatro chapas inscritas

No estado de Mato Grosso, o Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região (CRP18-MT) registrou a inscrição de quatro chapas, que agora avançam para as próximas etapas do processo eleitoral. A homologação final das candidaturas está prevista para o dia 9 de junho de 2025.

Próximas etapas do processo eleitoral

Com o encerramento do período de inscrição, as(os) encabeçadoras(es) de chapa devem, entre os dias 23 e 31 de março, cadastrar no Sistema E-Chapas as(os) demais integrantes, além de enviar os documentos e comprovantes exigidos, conforme determina a Resolução CFP nº 10/2024.

Após essa etapa, entre 1º e 22 de abril, as Comissões Eleitorais Regionais e a Comissão Eleitoral Especial (CEE) analisarão o cumprimento das exigências de elegibilidade e possíveis impedimentos, com apoio técnico do CFP e dos respectivos CRPs. A Comissão de Ações Afirmativas e Heteroidentificação (CAAH) também atuará no mesmo período, realizando as análises de sua competência.

Caso haja necessidade de ajustes, entre os dias 24 de abril e 5 de maio, as chapas poderão apresentar substituições e regularizar pendências documentais. O parecer final das comissões será divulgado no dia 9 de junho, data de homologação oficial das chapas.

Propaganda eleitoral e divulgação das chapas

Segundo a Resolução CFP nº 10/2024, as chapas podem divulgar suas candidaturas neste momento apenas na condição de “inscritas”, sendo consideradas oficialmente concorrentes apenas após a homologação. A propaganda deve seguir as normas previstas no Regimento Eleitoral, que também define penalidades em caso de infrações.

Apenas as chapas podem apresentar requerimentos formais às Comissões Regionais Eleitorais e à CEE, inclusive para denúncias de descumprimento do regimento.

A divulgação oficial das chapas inscritas e homologadas será organizada pelas Comissões Eleitorais, conforme a Seção III do Regimento Eleitoral.

Instabilidade no sistema E-Chapas

Durante o encerramento do prazo, foi identificada instabilidade no Sistema E-Chapas, entre 21h00 e 21h53 do dia 22 de março, devido a uma falha relacionada ao fuso horário da plataforma. A equipe de tecnologia de plantão solucionou a questão, restabelecendo o acesso em tempo hábil. Todas as chapas que registraram a intercorrência conseguiram concluir seus cadastros. O ocorrido foi devidamente documentado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).