DIRETORIA DO CRP18-MT PARTICIPA DE MAIS UMA EDIÇÃO DA APAF PROMOVIDA PELO SISTEMA CONSELHOS

DIRETORIA DO CRP18-MT PARTICIPA DE MAIS UMA EDIÇÃO DA APAF PROMOVIDA PELO SISTEMA CONSELHOS

CRPMT 18

Nos dias 16 e 17 de dezembro, Brasília sediou mais uma edição da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) do Sistema Conselhos de Psicologia.

Importante espaço de deliberação, o encontro reuniu delegadas e delegados do Conselho Federal (CFP) e dos Conselhos Regionais (CRPs) para debater importantes temas da Psicologia brasileira e orientações para a atuação profissional da categoria.

Representando o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) foram a Diretoria: Conselheiro Presidente João Henrique Magri Arantes, Conselheira Vice-presidente Keli Virginia Ebert, Conselheira Tesoureira Camiele Benedita do Carmo e a Conselheira Secretaria Juliana Costa Serra

Criada em 1996, durante o II Congresso Nacional da Psicologia (CNP), a APAF tem entre suas atribuições a tomada de decisões que influenciam as ações na gestão do Sistema Conselhos, resultando em deliberações acerca de ações estratégicas para a Psicologia e para a sociedade.

De forma ordinária, a APAF se reúne duas vezes por ano, podendo haver reuniões extraordinárias, mediante convocação do CFP ou por solicitação de dois terços dos Conselhos Regionais de Psicologia.

De acordo com a Vice-Presidente do CRP18-MT Keli Virginia Ebert, as deliberações da assembleia trouxeram perspectivas importantes ao horizonte há profissão, demarcando a cada encaminhamento dado o quanto a psicologia precisa se fazer atenta as medidas de garantia de direitos humanos bem como a eliminação de toda e qualquer forma de segregação e opressão.

“É nesta direção que cada psicóloga precisa caminhar para que a profissão possa se manter assentada em seu rigor ético em busca de uma sociedade mais justa.” Enfatizou Keli Virginia.

“Essa APAF foi a primeira em que participei como delegação do CRP18-MT, achei a experiência super interessante! É uma instância deliberativa no âmbito do CFP e dos 24 Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs), em que todos podem dialogar e aprovar medidas que impactam o exercício profissional da categoria em todas as regiões do país. Também acho importante destacar a diversidade dos profissionais presentes no evento, como por exemplo, estiveram presentes duas psicólogas usuárias de cadeiras de rodas, o que chama atenção, pois demonstra que existimos e que é oportuno refletir sobre um conselho que atenda a categoria.” Relatou a Conselheira Secretaria Juliana Costa Serra.

A Conselheira Tesoureira Camiele Benedita do Carmo, expôs que a APAF foi uma oportunidade de grande valia para Conselheiros que estão assumindo a gestão pela primeira vez assim como ela. 

"A APAF é um evento rico em aprendizado, questionamento e  esclarecimento do funcionamento das eleições, decisões e grupos de trabalho." Complementou Camiele Benedita do Carmo.

As atividades foram transmitidas ao vivo pelo YouTube do CFP, acesse na integra:

APAF - PERÍODO DA MANHÃ - 16/12/2023: https://www.youtube.com/watch?v=ryYQBodg458

APAF - PERÍODO DA TARDE -16/12/2023: https://www.youtube.com/watch?v=md36p-W5998

APAF - PERÍODO DA MANHÃ - 17/12/2023: https://www.youtube.com/watch?v=XjGLMygdRWg

APAF - PERÍODO DA TARDE - 17/12/2023: https://www.youtube.com/watch?v=8yyNwXSYOT8