
“Diálogos com o Interior” reflete sobre Psicologia como ciência do psíquico
Com o tema “Os Desafios da Psicologia na Contemporaneidade”, o projeto CRP18-MT em Diálogos com o Interior passou na última sexta-feira (26) pela cidade de Rondonópolis. A primeira edição de 2016 contou com a participação de um dos mais renomados conferencistas brasileiros, o filósofo e doutor em Psicologia Social Pedrinho Arcides Guareschi, que promoveu uma grande roda de conversa com o público.
O “Diálogos” contou com a presença de cerca de 100 pessoas, entre profissionais e estudantes, que participaram ativamente das discussões, comemora o presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT), Alcindo Rosa. Segundo ele, Guareschi trouxe algumas reflexões importantes para a categoria, como a de que a Psicologia precisa firmar-se como ciência do psíquico contra uma tendência ao biologicismo e ao mecanicismo, que de certo modo abolem a dimensão subjetiva da vida humana. “Foi uma provocação que ele fez aos profissionais”, lembra.
De acordo com Alcindo, a sugestão do palestrante para que se chegue a esse objetivo é privilegiar o diálogo. “A existência humana se dá entre pessoas, entre o eu e o outro e não mediada pelas maquinarias contemporâneas, como ele as chama. A saída é a valorização do encontro com o outro, dos diálogos e essa é a grande ferramenta da Psicologia”, reproduz.
Em sua avaliação, o presidente do CRP18-MT considera que a contribuição foi bastante valorosa. “As pessoas fizeram questionamentos, ele fez apontamentos, recomendações”, conta. Alcindo ressalta a vasta experiência de vida, os estudos em vários países e o carisma de Guareschi como determinantes para o sucesso do encontro. “Nós avaliamos que o evento foi muito bom, um sucesso, proveitoso em boa parte por conta do modo como ele se coloca, que chama de ‘fazer junto’. O aprendiz aprende quando o professor faz junto”, frisa.
O CRP18-MT em Diálogos com o Interior, realizado no Campus Universitário de Rondonópolis da UFMT, também serviu como evento preparatório ao 2º Congresso Regional de Psicologia (COREP) e 9º Congresso Nacional de Psicologia ) e 9º CNP- Congresso Nacional de Psicologia (CNP), que serão realizados, respectivamente, em 7 e 8 de maio e de 16 a 19 de junho.
Fonte Pau e Prosa Comunicação